O Arouca entrou em campo com a liderança assegurada e o Roleta Russa precisando ao menos de um empate para não disputar com o Camelo a vaga final pelo saldo de gols. Minutos antes de começar a partida, Vadão reuniu os suicidas na quadra ao lado para as orientações clássicas que antecedem um bom duelo. O Arouca chegou soltinho à quadra. Estava para cumprir tabela. Vitão acenava para a torcida enquanto as equipes trocavam de lado no campo. A confiança do líder contrastava com a seriedade dos olímpicos. Kuminha não estava tão sorridente como de costume, queria que o jogo começasse logo. Vadão se protegia do clima ameno que começava a incomodar com um moletom verde da Adidas e as mãos nos bolsos laterais do jeans escuro, como um publicitário descolado caminhando sozinho num feriado de finados em Kensington, na véspera de um jogo decisivo para o Chelsea na F.A. Cup. O ar bucólico que parecia imperar por longos instantes se foi com o perturbador apito do árbitro.
O Arouca não queria saber muito de atacar, cadenciava o jogo trocando passes na defesa e no meio de forma pouco pretensiosa. O Roleta, por sua vez, corria, corria, demonstrando até certo nervosismo normal de início. Foi, então, que o time passou a reter mais a bola e adiantar a marcação. Pina não precisou esbravejar lá atrás; as coisas estavam começando a se encaixar. Começou com ele o lance do primeiro gol. Catatau se apresentou na ponta esquerda e tocou para Affelay deixar com Kuminha. O matador limpou um marcador na entrada da área e, de bico, mandou no cantinho esquerdo e correu para o abraço. Gol do Roleta: 1 x 0.
Depois do gol, por alguns minutos os times tocavam bem a bola, mas não criavam chances claras de gol. Pina e Affelay por mais de uma vez contiveram as empreitadas de Markinhos, que não desistiu, ao lado de Veloz, de abrir uma brecha na zaga branca. Kuminha tentava pelas pontas e nada. Uma falta aqui, outra ali. Vadão discordava do árbitro. Galizé também. Arthur Fon tocou para Dick furar o domínio. Pina e Affelay afastavam tudo quanto é tipo de bola que chegava na defesa russa e saíam jogando, às vezes com maestria, outras do jeito que dava. Kuminha sofreu falta na esquerda e Vitão bateu bapo na grade. O amor andava por ali. Phil rolou e Kuminha parou na barreira.
Pina orientava: “Vem, time! Recompõe.”
Darian acreditou que Dhani era uma boa ideia. O parrudo foi pra cima da zaga, desistiu e rolou para Vitão, que vinha de trás, chutar rasteiro no meio do gol. Louiz defendeu em dois tempos a primeira finalização do Arouca no jogo.
Enquanto Roleta queria jogo e sabia da importância, Arouca tocou a bola de lado e só acordou no segundo tempo
A partida continuou lá e cá até o final da primeira etapa. O Arouca atacava pelas laterais com Darian, Dhani e Veloz. Na melhor chance, Darian se livrou da marcação e bateu colocado para boa defesa de Louiz. Pelo lado do Roleta, o capitão puxava contra-ataques pela esquerda, com Thozinho e Iuri chegando por dentro. Nos minutos finais do primeiro tempo, o Arouca ficou mais no ataque, mas ainda distante da meta. É que Affelay “zero-bronca” não queria saber de putaria no cangaço.
Os times mudaram um pouco de postura na segunda etapa. O atual campeão da Prata voltou disposto a ampliar o marcador e teve a chance de conseguir logo no reinício da batalha. Após passe de Thozinho, Phil bateu colocado no centro do gol e Mario Zolli defendeu. Dois minutos depois, todavia, não teve jeito: Phil cruzou rasteiro na área para Catatau mandar pra rede. 2 x 0!
O Arouca reagiu na jogada iniciada por Dick, que culminou no bico rasteiro de Darian. Louiz pôs pra escanteio. E o Arouca tocava a bola. Pra lá. Pra cá. Lá de novo. Cá. De Arthur Fon para Dick na intermediária. Darian fez o corta luz, arregalou os olhos e estalou os dedos. Só que a bola não chegou. Girou da direita pra esquerda e ficou nisso. Mas aí veio a bomba rasteira de Markinhos. Ela desviou no caminho e quase enganou Louiz, que rebateu caído com a perna direita.
O Arouca queria jogo; o Roleta se defendia. Arthur Fon limpou um beque e mandou o tiro alto de longe. Ela saiu caprichosa à direita do gol. Aos 14, depois de pressionar, o Arouca conseguiu descontar. Dhani recuperou a bola na direita e bateu cruzado, sem chance para Louiz. Gol do Arouca.
Vadão pediu ao time para não ficar só na defesa e, sem abrir mão da marcação, recuou os alas e explorou os lançamentos em profundidade. Em um desses lançamentos, Catatau perdeu ótima chance de ampliar. Affelay desarmou a jogada em que o Arouca foi com seus seis jogadores ao ataque e, com um passe preciso, deixou Catatau cara a cara com Zolli. O arqueiro saiu e o esquilo tentou encobri-lo em vão. Que chance!
Pouco depois, Zolli deixou a meta para apoiar o ataque, mas o Arouca perdeu a bola na frente. Phil viu Zolli fora do gol e bateu colocado no canto direito. Os atletas miravam do meio de campo a garota seguir sua trajetória inconteste. Phil cerrou os punhos. Durante treze segundos os corneteiros tiveram de se conter. Duas gaivotas pousaram na fiação elétrica e, após se bicarem, torpedearam o Kadett grená estacionado na vaga de idoso logo abaioxo. Depois de quatro quiques ela cruzou a linha da exaltação e, finalmente, Vadão pode soltar a porra do grito! Gol do Roleta! 3 x 1.
Sem tempo a lamentar, o líder não desistiu e, na jogada individual de Arthur Fon, na qual a fera trouxe pra dentro e soltou a bomba, o Arouca descontou: 3 x 2.
Com pouco tempo no relógio e postura oposta àquela calmaria no início do jogo, o líder foi com tudo para o ataque e se descuidou atrás. Aí é um abraço. Noutro abandono de porteira do goleiro-linha, Pina recuperou a bola na intermediária defensiva e tocou para Catatau na ponta direita dar um tapa na bexiga sem dó. Zolli retornava em vão à meta desguarnecida. Outra vez, quis o destino que ela cruzasse devagarinho a tênue listra das emoções. Fim de jogo.
A derrota pode servir como alerta ao Arouca para rever os erros cometidos na partida. Para fins classificatórios, nada mudou. Líder, o time pula direto para as quartas de final e folga no próximo sábado.
Com a vitória do SNG sobre o Fúria e a goleada do Arouca Jrs. ante o É Verdadeee, o Roleta termina a primeira fase na 5ª colocação e encara na próxima semana o tradicional Bengalas – duelo entre os dois últimos campeões da Prata.
Ficha Técnica
Arouca 2 x 4 Roleta Russa – 9a rodada do XIX Chuteira de Ouro
Gols: Kuminha, Catatau (2) e Phil (RRO); Dhani e Arthur Fon (A)
Cartão amarelo: Markinhos (A)
MVPs: 1 – Catatau (RR Olímpico); 2 – Pina (RR Olímpico); 3 – Arthur Fon (Arouca)
Comentários (0)