Seu novo uniforme é de PR1MA! Facilitamos a sua vida!

    Agilidade e comodidade para você focar apenas no que importa... o seu time! @pr1masports e (11) 99210-4656

    Veja mais

No embate dos dois melhores ataques, Deportivo Roca não dá chance, faz partida impecável frente ao Basicus, enche a mão de tentos e conquista a Bronze 27

Na última edição do ‘Planeta Chuteira’, este humilde repórter levantou uma estatística de que a final da Bronze 27 estaria reunida dos dois principais ataques e, juntos, balançaram as redes 103 vezes. Sim, o Basicus entrava no Estádio Chuteira de Ouro 14 com 56 tentos, contra 47 do seu oponente, Deportivo Roca. Promessa de muitos gols, no naipe do que aconteceu com a dramática classificação da Fênix Rosa contra o Na Hora É Bom? Seria um sonho.
Bom, o embate derradeiro entregou muitas bolas no balaio e o Roca mostrou que é time de Série Prata (quiçá, Ouro no 2º semestre de 2026) ao encher a mão e fazer um sonoro 5 x 0, com direito a grandes atuações de VT (autor de dois tentos e escolhido por nossa ‘Academia’ o MVP das Finais), Ryan (dono do gol mais bonito da partida), Rapha ‘Carranca’ (artilheiro nesta reta final), Robinho com suas rabiscadas e Ramon (Ministro da Defesa Roquista).
 
Antes de o melão rolar, vamos recapitular como foi que as duas esquadras chegaram a esta decisão! Semifinalista da última Série Aço, o Deportivo Roca rivalizou com o Toiss pela ponta do grupo rodada a rodada, porém, as derrotas para o SIMA e a trupe de Kilsem jogaram os listrados para o 3º lugar. Com isso, a ida para as oitavas de final foi inevitável e a suada classificação ante o Absolutos deixou a esquadra empolgada. Nas quartas, outro duelo duro; desta vez, o Bicho Solto ficou pelo caminho, e na semifinal, o “modo soneca” do Hospício entrou em ação e os nerazzurris venceram por 4 x 3. Quatro vitórias seguidas e pronto para engatar a 5ª! 
 
O Basicus também parou na semifinal da última Aço e, com duas derrotas nas três primeiras rodadas, a impressão era de que a trupe de Fabinho brigaria entre o 4º e 6º lugar da chave. Porém, a “virada de chave” veio na jornada 4, quando atropelou o Last Dance e todos foram procurar a tal água que a Fênix tinha bebido para se tornar uma equipe assustadora.
O time subiu de produção, flertou com a bye das oitavas, mas fechou a fase classificatória em 3º, atrás justamente dos seus algozes NHB e Bicho Solto. Na primeira jornada eliminatória, sofrimento contra o Gbex e a bomba de Menci no overtime garantiram os rosados na fase seguinte. Depois, o craque 10 colocou a Academia Competition no bolso e, na semifinal, o tento salvador de Fernandão garantiu a trupe na decisão, além de se vingar dos ‘Gorilas Vermelhos’. Sete triunfos seguidos e o Roca seria mais uma vítima?
 
Além da arrancada dos times, os duelos individuais eram grandes atrativos nesta final. Na briga pela artilharia geral, LH e Menci (com 12 gols cada) queriam desbancar Julinho (Toiss), que se despediu da competição com 14 bolas no balaio. Quem corria por fora era Ryan (DR) com 11 golos. Na corrida pelo prêmio de MVP das Finais, os dois camisas 10 estavam na briga e uma jornada brilhante deixaria a estatueta bem encaminhada. É hora da decisão! Vamos nessa, galera chuteirense!
 
O Basicus deu o kickoff e vamos para os 25 minutos iniciais! De uniforme novo, a Fênix entrou em quadra com Bit na meta; Fernandão, Érick, Costela, Gui, Menci e LH completaram o quadro. Do outro lado, o Roca estava com a sua inflamada torcida nas arquibancadas e tinha Muralha para proteger sua casinha. Além do arqueiro, VT, Ramon, Ryan Rodrigues, Robinho, Ryan e Rapha (ou Carranca, para os íntimos) fecharam os starters do professor Sandro Nunes.
 
Primeiros toques na pelota e VT queria mostrar o seu cartão de visitas. Ele apareceu na faixa esquerda defensiva, escapou da marcação de LH e, antes da divisória, soltou o canudo com veneno à direita de Bit. A redonda levemente desviou na defesa rosa antes de parar na linha de fundo, o suficiente para a torcida do Basicus 'gelar', enquanto os adeptos roquistas deram o primeiro 'uhhhh' da tarde. Na ação seguinte, Robinho desfilou pela canhota, Rapha ajeitou para Ryan Rodrigues, que deixou Ryan a poucos passos da área. O habilidoso 10 deixou Érick no chão e estava pronto para o chute, mas Fernandão barrou no baile e afastou parcialmente. A sobra ficou com Ramon, que desarmou Menci, deixou Rapha ‘Carranca’ numa boa e o tapa de canhota passou entre as canetas de Costela, beijou a baliza canhota de Bit e a galera azul delirou nas arquibancadas! Que sequência, senhores! O Roca veio para o jogo!
 
O DR continuava em cima e Ryan desfilou na esquerda, bateu com veneno e Bit salvou a pátria rosa com uma boa defesa. Fernandão despachou para longe e afastou para lateral. Na primeira descida basica, Gui arrancou pela direita, avançou algumas jardas e disparou o míssil para a boa manchete de Muralha para corner. A cobrança não deu em nada e a redonda ficou nas mãos do guarda-redes. Será que o Basicus acordou da soneca pós-almoço?
 
A princípio, não! Falta na direita, expectativa alta e Menci carimbou a barreira. Resposta listrada e o chute de VT desviou em Érick antes de se perder pela linha lateral. O lance seguiu, Ramon ergueu no tumulto, Rapha brigou com Fernandão e emendou uma linda bicicleta, mas a esfera passou perto! Fora! Seria o gol da Bronze 27, sem nenhuma dúvida! Este repórter sairia das instalações e pagaria outro ingresso! Aos 7 minutos, o primeiro zero resolveu passear. Jogada de Robinho pela direita, escapou da marcação de Costela e inverteu para VT, que ajeitou para Rapha, recebeu de volta e soltou o canudo rasante e indefensável para Bit! "BELEZA", gritava o nosso narrador Will Siqueira na transmissão! É GOL DO DEPORTIVO ROCA! 1 x 0!
 
O Basicus tentou aquela resposta imediata, mas o chute de Gui passou à direita de Muralha. Sem perigo. Na sequência, arrancada de Costela e biquinho teleguiado rumo ao ângulo esquerdo, porém, errou o alvo. Fechando a trinca, bola para o Juninho na direita, avanço de algumas casas e tiro com perigo à esquerda. Fora! É a basicada em busca do empate.
 
A "trocação" inicial deu lugar à cadência roquista, enquanto os rosados continuavam em busca da igualdade, porém, com pouca criatividade. Na base da individualidade, Gui resolveu distribuir canetas e foi atropelado por VT um pouco depois da linha de shoot out. Érick tomou posição e estava com vontade de repetir o golaço feito ante o NHB, mas faltou potência e a esfera amaciou na barreira antes de sair. Na cobrança de corner, Pedro Daoud tentou a conexão com Fernandão, porém, a redonda ficou fácil para a defesa roquista sair jogando. Do outro lado, VT lançou para Rapha disputar com a zaga, toque por cobertura e Bit acompanhou a esfera passar sobre o travessão! Quase!
 
O Basicus tentava, mas quem assustava de verdade era o Roca! Robinho rabiscou para cima de Fernandão, puxou para o lado esquerdo e carimbou Bit! O habilidoso 11 apanhou o rebote, o placar dobrado era questão de segundos, mas o paredão 65 salvou a pátria outra vez! Após a tentativa de Rapha 'Carranca' e a bicuda de ‘Big Ferdinand’ para lateral, o professor Fabinho pediu break aos 20 minutos.
 
Retorno da hidratação e Samões flertou com o empate após um foguetaço do meio da quadra. Bola à esquerda e Muralha acompanhou. O castigo aconteceria aos 24 minutos. Bit deu o chutão em direção a Gustavo, porém, VT antecipou-se, dominou, saiu jogando, avançou a divisória e mandou outra sapatada, desta vez, no centro da meta do goleirão rosado! GO-LA-ÇOOOOO!!!!! A esfera desviou em Samões, Rapha queria o tento para ele, mas a arbitragem e a nossa equipe de transmissão cravaram o gol de VT! O Roca dobrava o score e começava a sonhar com o caneco! 2 x 0!
 
Mesmo em vantagem, o DR gastou o seu time out e retornou com uma intensidade absurda. Aproveitando um adversário sem criatividade e quase cambaleante, a trupe azul chegou ao terceiro tento antes do recreio. Gui tentou sair jogando, mas passar pelo xerifão Ramon é uma missão impossível. O 'Ministro da Defesa' fez o desarme, soltou a bola nos pés de Robinho, que, aproveitou a defesa aberta e rolou para Rapha na esquerda. O pivô 33 deu de biquinho, no alto, e anotou um belo gol! 'Carranca' neles! É o Roca abrindo 3 x 0 e a mimosa está perto de tirar uma soneca! Foi a deixa para que a arbitragem decretasse o fim da primeira etapa, de um Deportivo Roca fazendo uma partida impecável, marcação alta e sua dupla de defensores engolindo a ofensiva rosada, que não conseguia criar e estava afobada em mostrar o poder de decisão.
 
Vamos para o segundo tempo e o Basicus querendo se complicar. Ryan ganhou na corrida de Costela, lado esquerdo ofensivo, infiltrou e tocou na saída de Bit, mas ninguém de azul apareceu para concluir. A bola se perdeu pela linha lateral e a torcida rosa ficou aliviada. Na sequência, embate de "tratores", "contêineres", quando Samões parou Rapha na meiuca. Falta! Rei tomou posição, porém, a bomba virou um 'estalinho' e Bit segurou no centro da meta.
 
Só o Roca joga! Aos 3 minutos, Samões quis sair jogando e buscou a conexão na zona ofensiva, mas a bola ficou nos pés de Rei, que iniciou a trama um pouco depois da linha de shoot out. O avante 13 partiu para cima do defensor rosa, trombou com Costela e o melão se apresentou para Rapha na esquerda. Com o 'Carranca', não tem talvez! Ele dominou, acertou um belo chute rasteiro entre as pernas de Samões e a bola tocou na trave, nas costas de Bit e morreu no fundo da rede! Na Austrália, Nova Zelândia e Japão, o Deportivo Roca é campeão da Bronze 27! A mimosa dormiu! 4 x 0!
 
Dominado, o Basicus buscou o gol de honra no chute rasteiro de Gui, mas Muralha segurou firme no centro da meta. Enquanto isso, os comandados do professor Sandro Nunes seguiam insaciáveis e queriam encher a mão, quando Ryan deu uma bola açucarada para Nogol de frente para o crime, mas a conclusão não foi das melhores e passou à esquerda de Bit. Fora!
 
O melhor estava por vir. Aos 9 minutos, Nogol fez o desarme e serviu Ryan antes da linha divisória. Ele deixou dois defensores na saudade, fugiu do terceiro e deu um leve toque no contrapé de Bit! QUE GO-LA-ÇOOOOOO!!!!!! FATAAAAALLLLL!!!!! Que isso, my friend? 5 x 0, o arqueiro 65 "telefonou para a mamãe" pela 5ª vez, break solicitado e o DR contava os para comemorar o título, enquanto a trupe rosada entrava em parafuso com as exclusões de Churras e Claudinho. Ambos se desentenderam e foram esfriar a cuca fora do recinto. 
 
Momentaneamente com dois jogadores a menos, quase a basicada levou um ‘pneu’, quando Kayro fez o desarme, rolou para Ryan e deixou Faim numa boa dentro da área, mas o tiro parou em Bit. Depois, Kayro arriscou de longe, porém, carimbou a zaga.
 
A partida caiu de intensidade, o Roca começou a rodar o seu vasto elenco, enquanto o Basicus não conseguia descontar. Pendurado em infrações, Pichler chegou rasgando no coleguinha azul e ficou pendurado. Shoot out para o DR e Ryan queria aumentar a artilharia e colar em Julinho, mas a conclusão parou na trave! Nessa hora, o MVP do Toiss esfregou as mãos! Na melhor chance do Basicus, LH escapou da marcação e soltou o canudo com veneno, mas a redonda explodiu no travessão! Muralha acompanhou a jogada!
 
Fernandão abriu a caixa de ferramentas em cima de Pedro Martins, levou cartão amarelo e o Roca teve outro shoot out ao seu favor. Rapha pegou a bola, chamou a responsabilidade e tocou fraquinho nas mãos de Bit. Faltou feijão para o nosso pivô. Antes do apito final, Muralha parou duas vezes LH e nada do Basicus descontar. Não será desta vez. É fim de papo! VAI, DEPORTIVO ROCA, CAMPEÃO DA BRONZE 27!
 
Partida de gala, final de almanaque e o Deportivo Roca levantou o caneco com toda justiça. A esquadra azul fecha a edição no topo do pódio com 8 vitórias, um empate e duas derrotas em 11 partidas. O ataque anotou 52 tentos e sofreu 25. Na premiação individual, VT deu o sprint final e conquistou o prêmio de MVP das Finais (essa foi difícil decidir! Muita gente como candidato!). A esquadra do professor Sandro Nunes debutará na Série Prata em 2026 e será uma curta passagem rumo à elite chuteirense? A ver.
 
Depois de sete triunfos seguidos, o Basicus caiu e não teve poder de reação contra um time intenso e letal. Foi a terceira derrota contra 8 vitórias em 11 jogos e fechou a edição com o melhor ataque (56). O time do professor Fabinho fez um grande campeonato, porém, para jogar a Prata 31, terá que reforçar o elenco para não bater e voltar. Hora de tirar férias e montar o projeto.

Ficha técnica

Deportivo Roca 5 x 0 Basicus — Final do XXVII Chuteira de Bronze

Gols: VT (2), Rapha (2) e Ryan (DR)

Cartões amarelos: André (DR); Menci e Fernandão (B)

Cartões vermelhos: Claudinho e Churras (B)

MVPs: 1 – VT (Deportivo Roca); 2 – Ramon (Deportivo Roca); 3 – Rapha (Deportivo Roca)


​​​​​​​Premiações individuais

MVP – Julinho (Toiss)
Artilheiro – Julinho (Toiss)
MVG – Kilsem (Toiss)
MVP das Finais – VT (Deportivo Roca)
 
Comentários (0)