Não que o Imperial tenha ficado acuado, sem reação para atacar. Nada disso. O time até se esforçou e buscou vazar a arqueira Bia, mas as meninas do Competition foram frias e mortais em suas ações e, com extrema competência, despacharam as imperialistas e alcançaram o último estágio antes de levantar seu bicampeonato. Porém, na finalíssima, terão pela frente o Villa Verde da artilheira Rê Carrano – que compareceu à semifinal para ver qual time teria pela frente e parece ter ficado preocupada com o que encontrará no dia 16.
O fato peculiar da semifinal foi o jogo ter sido disputado na sexta-feira do dia 8 – fora do ‘circuito’ tradicional do Chuteira – e com um atraso desnecessário por parte das equipes e arbitragem. Após enrolação, ainda teve mais um pouco de espera com o aquecimento fora de hora das jogadoras do Competition. Para piorar, uma garoa fininha pairava na G6 quando, aleluia, a bola começou a rolar já com o bico por cima, do meio da quadra, de Thais. E, antes de Roxa receber do lateral cercada por três defensoras (já dando a dica da marcação forte do Competition) mas mesmo assim chutar com desvio, as equipes se estudavam, buscando entender qual seria a postura da adversária. Thami pareceu ter entendido e girou entre duas na entrada da área antes de seu tiro sair com perigo.
Aos poucos as posturas iam ficando mais esclarecidas, e logo o público saberia quem tomaria iniciativas enquanto as outras jogariam no erro das adversárias: em contra-ataque devastador, a capitã Mah roubou de sua quadra de defesa e encarnou Elaine Thompson, parando apenas no ataque ao cruzar da esquerda e ver Lili mandar para o balaio e marcar 1 x 0 ao Competition. E a camisa 9 só não ampliou em seguida pois raspou de cabeça para fora lateral da direita.
Enquanto isso, o Imperial tentava entender de onde vinham as 12 jogadoras adversárias em quadra, isso porque a impressão era de um Competition em dobro, com o sistema defensivo liderado por Mah simplesmente não dando espaço para Roxa ou Denise. Quando tinha chances, o time pecava nas finalizações – como as três que perderam, em chutes de Maat que parou em Bia, de Gabi (sem ângulo) carimbando o travessão, e de Thais por cima do arco com veneno. Já as meninas de laranja chegavam na manha do gato, mas com extremo perigo, por exemplo quando Tina recebeu na esquerda e mandou o bico no ângulo, que Mallet acabou agarrando.
A capitã Mah continuava dando show na zaga e fazendo com que Denise caísse pelos lados, sendo em uma dessas vezes que achou Cenoura na esquerda, que logo chutou cruzado no canto, mas a goleira espalmou. Gabi também teve duas chances distintas, mas seus dois chutes foram para fora. E o Imperial não parava: teve bola no travessão de Thais, Denise cruzando da direita e Maat desviando livre de cabeça mas para fora, Cele obrigando Bia a trabalhar ao jogar a criança a corner. Na cobrança, a arqueira mandou a escanteio de novo em chute de Roxa quase na linha de fundo à direita. Só dava Imperial!
O problema é que muita posse de bola não é sinônimo de eficiência, e o Competition voltou ao ataque em contragolpe com chute cruzado (e desperdiçado) por Sabrina. O último lance antes do intervalo foi de falta de longe de Mari tentando a cabeça desviadora de alguém, mas a bola passou por todas e fez Mallet defender com os pés no susto. Anteriormente, a arqueira fez lindo lançamento para Gabi, que acionou Roxa na direita: travessão!
Durante a troca de lados, Rê Carrano – autora de 3 gols na competição – comentou que “o Competition estava muito bem preparado e que foi melhor na primeira etapa”. “Elas (jogadoras do Competiton) estão ‘deitando’ tanto na defesa quanto no ataque, chegando na frente com três jogadoras quando armam o contra-ataque. Estão com confiança, e jogar contra adversárias motivadas é sempre ruim”, salientou Rê, que disse preferir o Imperial na decisão ante seu Villa Verde “por causa da rivalidade” entre as equipes.
Porém, Rê, seu time enfrentará mesmo o Competition, tudo porque as jogadoras trataram de colocar muita água no chope imperialista. Antes de Lili desviar de cabeça lateral da esquerda (com Thais chegando pra tirar mas metendo pra dentro) no 2 x 0, Tina obrigou Mallet a trabalhar ao chutar rasteiro – de longe e pelo meio – no canto esquerdo: ponta dos dedos a escanteio. O Imperial logo descontou em chute que veio da direita e passou por várias pernas até Cenoura surgir na segunda trave e empurrar para dentro. 1 x 2!
Com o score apertado, as imperialistas se animaram e queriam a qualquer custo a igualdade, mas, o spoiler fora dado por este repórter no parágrafo acima e logo o Competition liquidaria a fatura. Antes, a zaga do Imperial bateu cabeça em sua quadra de defesa, Sabrina roubou e #partiucontraataque: abertura na esquerda para Tina, que chutou colocado mas carimbou a trave oposta. A alegria do técnico André de Sá ficou completa ao ver o toque me voy de Tina para Lili na esquerda, e a devolução para a pancada da camisa 10 no alto! 3 x 1!
A partida estava definida apesar de mais 10 minutos a serem ainda jogados. A apatia imperialista era nítida, com as jogadoras sem reação e apenas esperando os árbitros encerrarem a semifinal. Prova disso foi o tempo pedido pelo Imperial perto dos 20 minutos, mas uma reversão em lateral logo na volta da pausa. Enquanto isso, Sabrina, Tina, Mah e Lili deixavam o público e este repórter entusiasmados com a partida individual e coletiva que realizavam. Nem faria falta o chute por cima (com perigo) de Lili após Bia lançar com as mãos para domínio de costas de Sabrina e rolada atrás para Alê deixar a camisa 9 na boa para tentar mais um.
Denise ainda ganharia na raça dividida com a zagueira, mas chutaria cruzado para fora, enquanto, no último lance antes de ficar definida a grande final do IV Chuteira Girls entre Competition x Villa Verde, Fernanda carimbou o travessão e viu o seu Imperial ser eliminado.
Ficha técnica
Imperial FF 1 x 3 Competition FF – Semifinal do IV Chuteira Girls
Gols: Cenoura (I); Lili (2) e Tina (C)
Cartões amarelos: Thais e Denise (I); Tina (C)
MVPs: 1 – Tina (Competition FF); 2 – Mah (Competition FF); 3 – Lili (Competition FF)
Comentários (0)