Acabou a (ótima) primeira fase do Classic 3 com a certeza de ter sido a mais bem disputada até agora, provando o valor do conceito do torneio: remontar\conservar equipes chuteirenses históricas; jogos do Play in – repescagem serão na terça e na quarta desta semana
Encerrada a fase final de um Classic 3 dinâmico e competitivo. Dessa vez foram doze equipes na disputa, qualificando um torneio que nasceu com o intuito de resgatar e\ou manter as equipes históricas desses 19 anos de Liga Chuteira de Ouro. O limite mínimo de 30 anos de idade por jogador dá a falsa impressão de ser um “masters fajuto”. Pensa assim quem desconhecia o conceito (o Forrest Gump do Cachorro Velho, Vitinho Lessa, era uma dessas pessoas), que valoriza em demasia não propriamente você que pratica a leitura até aqui, mas o seu time, este, que passou pelos gramados chuteirenses para marcar seu nome na história de alguma maneira (de forma sadia, claro), e não importa qual.
Para a fábula disputada em 2025, entraram na brincadeira Interativo, Real Madruga, Se7e de Perdizes e Sagrado, com todos avançando à fase final. Significou a eliminação precoce de duas equipes acostumadas com o torneio anual, diferente da pegada aos sábados. A partir da 5ª rodada, nosso jornalismo alertou que Ras Time e La Coruja mostravam talento para as férias antecipadas. Confirmada a notícia no fechamento da última rodada, justifica-se não o terrorismo midiático, mas fatos trazidos por nossa redação: enquanto o primeiro vice-campeão da história apresentou apatia na montagem de um ótimo elenco, mas que nunca se entrosou, o LC padeceu da ausência de um poder de ataque mais cativante.
Essas eliminações, portanto, não foram surpreendentes tanto quanto não seriam se Sagrado e Arouca terminassem no Z-2. Ambos abriram o torneio com empate em 1 x 1 e parecia que não teriam problemas para avançar. Só que o desenrolar das rodadas transformou o belo em feio. Nenhum chegou a empolgar, inclusive colecionando derrotas para manchar seus currículos. Os sagradistas ainda podem se escorar na ideia de ser novato no certame pra justificar tamanho marasmo. Quem cair nesse conto do Rochinha, tudo certo, só que no fundo o universo chuteirense sabe que faltou mais empenho do elenco tanto quanto o dos arouquistas. O duplamente finalista passou, mas num sufoco desnecessário tecnicamente, taticamente e disciplinarmente.
Vão ao Play in – repescagem não em alta, mas também não tão em baixa, nas apostas com responsabilidade no ChuteiraBet ante Cachorro Velho e Interativo, que vão pagar um estágio a mais por terem ‘abandonado’ a primeira fase quando atingiram pontuação suficiente para se classificarem. O caso mais gritante foi do CV, que conquistou 10 dos seus 14 pontos totais ainda na 4ª rodada, e depois disso, só venceu na 6ª etapa. Ou seja, a cachorrada se gaba de ter feito melhor campanha em relação ao ano passado, mas não vence desde julho.
O Interativo oscilou igualmente, mas pelo menos, ‘de forma mais consistente’ se isso for possível. Nunca chegou a se preocupar com eliminação sumária, confirmando classificação não tão cedo, mas também não tão tarde. Sofreu goleadas tanto quanto enfiou sacoladas, mas isso é tradicional da interativada. Talvez seu maior sufoco, tenha sido arrancar o empate diante do La Coruja apenas no fim do confronto da 2ª rodada.
De olho no Play in – repescagem estão Soberanos e JP, respectivamente, oitavo e sexto colocado no Classic 2. A melhora para as primeiras posições em 2025 se deveu à preparação das equipes: a soberanada qualificou ainda mais seu elenco com contratações de quilate, enquanto os jpzenses apostaram no entrosamento do ano passado com a adição de reforços, mas, sobretudo, um olhar com mais atenção ao porte físico. Revezaram na liderança desde a primeira rodada, mantendo números equilibrados: o líder Soberanos tem o terceiro ataque mais positivo (37 gols) e levou 23 melões contra, enquanto o segundo colocado (JP) tem um gol pró a menos apenas, e o sistema defensivo mais eficiente até o momento com somente 20 tentos sofridos.
O JP enfrenta nas Quartas de final o vencedor do confronto entre Cachorro Velho x Arouca, enquanto o Soberanos aguarda pelo ganhador de Interativo vs Sagrado. Garantidos na principal fase também estão Real Paulista Classic, Real Madruga, Se7e de Perdizes e All Games. Os dois primeiros jamais se preocuparam com perrengue para avançar a esse estágio. Foram homogêneos em suas campanhas, mostrando consistência necessária para se portarem igualmente como fortes postulantes ao título. O RPC tem disparado o melhor ataque (48 gols), e o RM, a terceira defesa menos defasada (22 bolas na rede ao contrário).
Com o 7 e o AG foi diferente, com ambos numa campanha de recuperação que os deixarão fortes para a pesada disputa a acontecer no mês que vem. Os se7tistas venceram pela 2ª rodada, mas depois colecionaram três derrotas e dois empates até, 105 dias depois, sentirem o gosto da vitória outra vez e subirem exponencialmente na tabela nas rodadas decisivas. O AG sofreu igualmente por bons meses, colocando em dúvida o potencial do time. Contudo, ainda assim conseguiu, na reta final, com dois empates seguidos, uma derrota, e duas vitórias consecutivas, ultrapassar Cachorro Velho e Interativo, algo impensável não faz muito tempo.
Entre essa turma, tudo definido: Real Madruga e Se7e de Perdizes debutam numa fase final de Chuteira Classic se encarando, enquanto o All Games terá sua sétima oportunidade para quebrar o tabu indigesto de nunca ter superado o Real Paulista Classic na história. As Quartas de final só acontecem em novembro, e até lá, quem está classificado para essa disputa, poderá ajustar ainda mais os ponteiros para, talvez, o maior desafio que já tiveram na Liga Chuteira de Ouro: levantar esse Classic 3 sem favorito!
A primeira fase também ficou marcada por outros números:
– Joãozinho marcou 14 vezes (dos 48 feitos pelo Real Paulista Classic) e permanece na artilharia do certame
– Triunvirato: Zé Mannis (Real Madruga), Galhardi (JP) e Haianon (All Games) venceram a corrida entre os MVPs da primeira fase e dividiram a benção
– Valtinho ficou de fora da festa, mas faturou o prêmio de MVG por suas atuações defendendo a meta do La Coruja em meio a forte concorrência
– O placar com mais gols foi o 9 x 5 do Real Paulista Classic sobre o La Coruja, na rodada 4
– As goleadas com maior distância no placar foram o pneu (6 x 0) do Arouca ante o Ras Time na 7ª rodada, e da jornada 10, o Titanic que o All Games passou sobre o Interativo (8 x 2) e o massacre do RPC contra o Sagrado (9 x 3)
– O placar mais baixo foi o empate sem gols entre Cachorro Velho e Ras Time pela 3ª rodada
– O placar que mais vezes se repetiu foi 3 x 2 (8 vezes)
– O Soberanos foi o time com mais vitórias (8)
– Soberanos e Real Paulista Classic foram as equipes com menos derrotas (uma)
– Real Paulista Classic, Real Madruga e Interativo foram os times que mais empataram (4 vezes cada)
– O La Coruja foi a equipe que menos igualou marcador (uma vez)
OS ELEITOS PELA REDAÇÃO NA 11ª RODADA – FINAL DE CLASSIFICAÇÃO:
O MELHOR E O PIOR DA 11ª RODADA – RODADA FINAL DE CLASSIFICAÇÃO DO CLASSIC 3:
- o melhor
“O empate entre Real Madruga e Real Paulista. Numa última rodada à qual apenas dois jogos interessaram à audiência (ambos em 08\OUT), foi surpreendente o alto nível mostrado no confronto, gerando ainda mais expectativa para a fase final.” (Dodô)
- o pior
“Como a porcaria feita no segundo confronto realizado no primeiro dia deste mês é hors concours sem merecer exposição, sobrou, pela segunda semana seguida, o Interativo nessa seção, dessa vez, sem companhia. Diante do JP, acabou goleado, inclusive levando poucos suplentes. Aparenta estar desinteressado no Classic 3 os interativistas. Acho que a Prata 30 é a coqueluche do tricolor mesmo.” (Dodô)
PARA DEBOCHAR DOS PALPITES DO PLAY IN – REPESCAGEM DO CLASSIC 3:
21/OUT/25 (TER) – ESTÁDIO CHUTEIRA DE OURO - UNIDADE 2
20h15 – (7º) Cachorro Velho x Arouca (10º)
Palpite da Redação: Acompanhe no Planeta Chuteira Classic que vai ao ar amanhã (20\OUT)
22/OUT/25 (QUA) – ESTÁDIO CHUTEIRA DE OURO 14
21h20 – (8º) Interativo x Sagrado (9º)
Palpite da Redação: Acompanhe no Planeta Chuteira Classic que vai ao ar amanhã (20\OUT)
Comentários (0)