Uma das rivalidades mais recentes surgidas do Chuteira de Ouro. Dois times que parecem irmãos gêmeos de tantas similaridades – e talvez seja essa semelhança toda que cause tantos entreveros. Leões do Brás e Abusados já protagonizaram grandes duelos, dentro e fora de campo, e esse clássico deu o pontapé inicial para a campanha das duas equipes no XIV Chuteira de Prata.
Separados no último semestre pelo acesso do albiceleste para a segunda divisão, os rivais se encontram mais uma vez e, por obra do destino, o sorteio colocou velhos conhecidos frente a frente mais uma vez. Com a bola rolando, os laranjas do Brás começaram mais ligados e Piauí teve trabalho desde o início do jogo. Primeiro, Tiaguinho tabelou com Berga e arriscou de fora da área, exigindo que o arqueiro rival concedesse o escanteio. Caio Diniz, o xerife da zaga leonina, também mostrou que seus chutes potentes e precisos seguirão sendo arma forte do time, assustando a defesa rival duas vezes de fora da área.
A resposta abusada foi precisa e letal. Em cobrança de escanteio, o habilidoso Santana mostrou que também sabe jogar com as mãos. Colocou a bola na medida para Bob, que se antecipou ao goleiro Xuxa e desviou de cabeça para o fundo das redes. Mas não deu tempo nem para comemorar, porque o Leões não acusou o golpe e na saída de bola já tratou de deixar tudo igual mais uma vez. Berga fez jogada individual, limpou dois adversários e cruzou para Tiaguinho completar quase embaixo das traves, um toque que colocou o nome do camisa 7 na súmula, mas quem evidentemente merece os créditos do gol é o companheiro de ataque.
O empate parece ter mexido um pouco com o Abusados, que já tinha equilibrado o jogo, mas sofreu outro baque quando Robinson cobrou falta rasteiro e o goleirão Piauí aceitou uma bola bem defensável, sofrendo um gol que ele não costuma sofrer.
Ao invés de derrubar de vez os ânimos do Abusados, a falha do goleiro parece ter ajudado a renovar a motivação. Os minutos finais da etapa foram dominados pelo time azul e branco. Santana teve grande chance pegando de primeira, mas a bola passou à esquerda da meta de Xuxa. E, no apagar das luzes, o Xuxa do Abusados conseguiu vazar o xará, deixando tudo igual para o intervalo.
A segunda etapa foi bem mais cadenciada, as duas equipes reforçaram os setores defensivos e a posse de bola passou a valer ouro no meio-campo. Algumas entradas um pouco mais fortes ou fora do tempo deixaram o clima tenso, mas nenhum problema aconteceu com a bola rolando.
Aos 14 minutos da etapa complementar, o Abusados conseguiu voltar à liderança do marcador. Em jogada bem trabalhada pela esquerda, Bob centrou e Bruninho chegou antes de Xuxa e venceu o goleiro rival, deslocando a bola no cantinho e deixando sua marca. Mas a vantagem durou pouco, e a força ofensiva do Leões fez a diferença no finalzinho. Bem posicionado e livre de marcação, Berga recebeu dentro da área e só precisou de um tapa na bola para recolocar o time laranja na disputa. E, com requintes de crueldade, o mesmo Berga chegou ao gol da vitória aos 24 da segunda etapa, quando o empate já era dado como certo. Tiaguinho puxou contra-ataque e ficou diante de apenas um rival, não procurou o drible e serviu o camisa 9, que bateu de primeira e deu a primeira vitória para o Leões do Brás na temporada.
O clássico acabou em discussão. Abusados reclamando de dois cartões amarelos mostrados ao mesmo jogador adversário no finalzinho sem expulsão (Pera, o que de fato aconteceu e o jogador foi expulso ao fim da partida), juízes em contradição e o Leões do Brás comemorando os três pontos que carregam um gostinho especial. Pelo bom futebol mostrado, não é impossível imaginar um novo encontro entre os inimigos íntimos nas próximas fases.
Na 2ª rodada, o Abusados encara o SPQSF no domingo dia 13. O Leões, no sábado, recebe o Cachorro Velho.
Ficha técnica
Leões do Brás 4 x 3 Abusados – 1ª rodada do XIV Chuteira de Prata
Gols: Berga (2), Robinson e Tiaguinho (LdB); Bob, Xuxa e Bruninho (A)
Cartões amarelo: Pera e Berga (LdB); Dieguinho, João Paulo e Jonas (A)
Cartões vermelho: Pera (LdB)
MVPs: 1 – Berga (Leões do Brás); 2 – Tiaguinho (Leões do Brás); 3 – Santana (Abusados)
Comentários (0)