Dois times com características bem diferentes, mas com uma mesma similaridade: ambos carregam ex-jogadores de times que já participaram (ou ainda participam) do Chuteira de Ouro. Ou seja, não falta experiência e conhecimento do “caminho das pedras” para iniciar a caminhada rumo à elite do campeonato amador.
Nas duas primeiras rodadas, o rendimento dos adversários foi idêntico. O aurinegro Só Risada enfrentou duas pedreiras e não somou nenhum ponto, enquanto o amarelo e grená falhou nas duas tentativas de pontuar e também seguia zerado na tabela de classificação.
Diante disso, esperava-se muita postura ofensiva e um jogo aberto para os dois lados. Porém, o início até cumpriu essa expectativa, mas logo os dois times passaram a falhar demais e os goleiros se destacaram. Aos dois minutos jogados, Kaká colocou a bola na área e Vavá foi mais rápido que a defesa adversária, antecipando-se para completar o cruzamento e marcar o primeiro gol do jogo.
Do outro lado, Vitão, Giaco e Gabigol desperdiçavam chances importantes, sempre barrados pela ótima presença do goleiro Gui Pigãos. A sequências de defesas começou com uma linda interceptação da cobrança de falta de Giaco, que recebeu bola rolada por Vitão e encheu o pé no canto inferior esquerdo, mas o bom goleiro aurinegro evitou o empate. A segunda chance foi de Vitão, que recebeu ótimo passe de Luiz Henrique e bateu cruzado, mas o Pigãos se esticou e, mais uma vez, conseguiu superar o atacante zanoio. A terceira defesa difícil da série foi a queima roupa, quando Gabigol recebeu passe na área e tentou deslocar o goleiro com um toque sutil por cima, mas Gui estava atento e tocou na bola, colocando-a pela linha de fundo.
De tanto insistir, o Zanoios finalmente chegou ao empate. O novato Mateus entrou em quadra e movimentou o ataque amarelo e grená. Em boa arrancada, serviu Edgar pela ponta direita, o camisa 5 esperou o goleiro sair e soltou o pé no canto superior, jogando a bola por cima do corpo do arqueiro. O empate, realmente, era o resultado mais justo para o que se apresentou na primeira etapa.
Logo no início do segundo tempo, Giaco mostrou a que veio. Em duas arrancadas perpendiculares, cruzando a defesa aurinegra, o camisa 2 rasgou o sistema defensivo adversário e obteve sucesso. Na primeira tentativa, cruzou e a bola foi afastada; na segunda, decidiu bater no gol e encontrou o cantinho inferior direito, marcando um bonito tento.
Na saída de jogo, nem a experiência e o conhecimento salvaram o Zanoios. O atacante Digo chutou para o gol sem haver primeiro toque e se a bola não tocasse em mais nenhum jogador, o gol não seria validado. Porém, Terto não estava atento ao lance e tentou evitar o chute, fazendo a ponte e encostando na bola, mas já era tarde demais. O arremete premiou a esperteza do ataque aurinegro e castigou uma eventual falta de atenção do rival. Aos dez minutos, outro castigo. Kaká recebeu escanteio de Joel, girou rápido e finalizou com precisão, marcando o terceiro gol do Só Risada e colocando seu time em vantagem no marcador.
Porém, dois minutos mais tarde começou a avalanche de gols do Zanoios. Melhores fisicamente, os jogadores de amarelo e grená passaram a impor o ritmo da partida e a saída do goleiro Gui Pigãos, por lesão, foi primordial para o sucesso ofensivo. Aos 12, Vitão tentou colocar a bola na área em cobrança de escanteio, mas a zaga afastou. Afastou mal, pois a bola sobrou para o camisa 9, que deu de bico mesmo e deixou tudo igual. Quatro minutos mais tarde, uma trama ofensiva perfeita recolocaria o Zanoios em vantagem mais uma vez: Vitão serviu Giaco na esquerda, o ponta avançou e tirou a marcação, cruzando para Mateus completar dentro da área, totalmente livre. O quinto gol nasceu em uma cobrança de escanteio, onde os antigos parceiros de Futsamba mostraram que o entrosamento é muito presente. Giaco colocou força na bola e achou Vitão entrando sozinho no segundo pau. Aí ficou fácil para o jogador de boa estatura colocar a cabeça na trajetória da bola e marcar mais um gol.
O final do massacre aconteceu já nos acréscimos: três gols praticamente seguidos. Primeiro, Vitão roubou a bola e serviu Edgar, que finalizou de forma idêntica ao seu primeiro gol na partida e guardou mais um. Os dois últimos foram tarefa de Mateus, também parecidos, em arrancada do meio para a ponta esquerda, finalizando sempre de canhota, cruzado.
A vitória deu os primeiros três pontos ao Zanoios, que ainda faz contas para tentar a classificação e ocupa a quarta posição, com o mesmo número de pontos que o DaNorte. Do outro lado, o Só Risada precisará vencer seus dois próximos compromissos para poder sonhar com alguma coisa. Na próxima rodada, o time amarelo e grená fará o confronto direto com o DaNorte, enquanto o Só Risada pega o embalado Roleta Russa Clássico.
Ficha técnica
Zanoios 8 x 3 Só Risada – 3ª rodada do II Chuteira 5
Gols: Mateus (3), Vitão (2), Edgar (2) e Giaco (Z); Kaká, Vavá e Digo (SR)
Comentários (0)