Seu novo uniforme é de PR1MA! Facilitamos a sua vida!

    Agilidade e comodidade para você focar apenas no que importa... o seu time! @pr1masports e (11) 99210-4656

    Veja mais

Em um verdadeiro “jogo de xadrez”, Lauzangeles Galaxy encerra o semestre com campanha perfeita, tira a chance do Avaí Xurupita em levantar outro caneco e conquista a Aço 19 com autoridade

Das cinco finais definidas (Ouro ao Chuteira 5), esta era uma das mais imprevisíveis de cravar o campeão. Não seria um passeio, como fora o encontro entre eles nas quartas de final do Chuteira 5.16 (recordar é viver), pelo contrário, a expectativa era de uma partida resolvida nos detalhes, como um jogo de xadrez, onde cada peça movida erroneamente causaria graves consequências. Pela segunda vez na história da Série Aço, o campeão e vice do Grupo A disputariam o caneco e não decepcionaram (a primeira aconteceu na Aço 14, quando o Catimba derrotou o Zero 13). Lauzangeles Galaxy e Avaí Xurupita entregaram um grande duelo, travado em alguns momentos e plásticos em outros. São equipes, que, no mínimo, chegaria a uma Série Prata em condições de brigar por acesso por tamanha qualidade técnica. 


O elenco do Lauzangeles Galaxy e sua primeira decisão na Liga Chuteira de Ouro F7

Duas esquadras de características distintas, porém, de resultados. Se comparássemos com o estilo musical deste repórter, o Lauzangeles é o punk rock do Ramones, por sua velocidade nos acordes e capacidade de marcar gols rapidamente, enquanto o Avaí tem a cara de um rock clássico tipo The Beatles ou Rolling Stones pela sua cadência. Duas escolas vencedoras, sem dúvida. No 4º encontro entre as equipes, o título da Aço 19 era o principal objetivo (ah, vá...!), além disso, a manutenção da vantagem a favor dos avaianos ou o empate. Em três duelos, foram 2 triunfos xurupiters contra 1 galaxy. Depois de um primeiro tempo travado, o LG largou na frente no começo da parte final com Isaque e aproveitou o adversário ‘gongado’ para administrar e liquidar a fatura nos acréscimos com o tento de Chan. Tem âncora do ‘Planeta Chuteira’ que cravou o resultado (assista aqui). 

No tabuleiro verde do Estádio Chuteira de Ouro 14, o Lauzangeles Galaxy entrou com a sua força máxima. Codina estava de volta na meta ao lado de Ovo, Morro, Guigassú, Schott, Vandinho e Chan. A ‘Máquina da ZN’ chegou a esta finalíssima com 9 vitórias em 9 partidas (100% de aproveitamento), melhor ataque (65 tentos) e 3ª defesa menos vazada (18 gols). 

 
Avaí Xurupita em sua terceira final seguida nas divisões da Liga Chuteira de Ouro F7

O Avaí Xurupita também estava com força máxima e Helton tinha a missão de segurar o poderoso ataque, enquanto Guima, Mayer, Craque Neto, Professor, Mancini e Brambilla completaram o quadro inicial. Em nove jogos, a turma de Santo Amaro venceu sete e perdeu duas (uma delas justamente para o Lauzangeles e outra ante o Rabisco). O ataque funcionou ao balançar as redes 35 vezes e a defesa tinha sofrido 18 tentos – mesma quantidade do seu oponente. É hora do show! IIIIt’s Time!

Começo de partida com os dois times se estudando. Os peões se moviam naturalmente e não deixavam espaços para que o bispos, damas, torres e cavalos desfilassem pelo tabuleiro. Poucas ações, apenas uma forte neblina azul invadindo o gramado e paralisando o duelo por alguns segundos, e depois, Morro isolou a pelota para longe, a ponto de parar na cabine de transmissão. Merece um prêmio, pois, em anos de Liga Chuteira de Ouro F7 jamais tinha presenciado um fato desses. "Em todos esses anos nessa indústria vital, essa é a primeira vez que isso me acontece". 

O Avaí Xurupita procurava ficar com a posse do melão, e na troca de passes, chegou com perigo pela primeira vez aos 4 minutos. Craque Neto iniciou a trama pela esquerda, passou para Mancini, que saiu da área, escapou de Morro e Guigassú, tabelou com Brambilla, Vandinho cortou parcialmente e a sobra ficou com o capitão Gui Flores de frente para o crime, mas Codina salvou e evitou a abertura da contagem! A resposta veio com o lançamento de Ovo para Chan, passe rápido para Schott na canhota, inversão e Guigassú encarou a marcação. Devolução ao LG 25, puxou para o pé direito e atirou rasteiro, porém, Helton não deu rebote. 


Chan (à frente) disputa lance com Naganawa

Aos poucos os times começavam a tirar o pé do freio. No entanto, faltava combinar com os jogadores em calibrar os chutes. Avanço de Gui Flores pela esquerda, passe para Brambilla, recuo e bomba de Mayer sobre a meta. Do outro lado, 'La Bestia' Brambilla atropelou Guigasssú próximo à linha de shoot out. Falta! Dois na barreira e o LG 8 preparou a perna direita para soltar a bomba, porém, errou (por muito) o alvo. Fora!

Novamente o Avaí perigoso no ataque! Peça errada movida, saída errada de Churrasco, Craque Neto apareceu como um raio, desarmou, avançou pela direita, soltou para Brambilla contra dois marcadores e recuou para o chutaço de Mancini. Canhotinha calibrada e tinha direção, mas passou à esquerda de Codina. A resposta veio com Chan de frente com Professor, tiro em cima do marcador e corner. A cobrança não deu em nada, arremesso muito forte e faltaram centímetros para que o LG 9 alcançasse. Pelota pela linha de lado e lateral avaiano. 

Com 12 minutos no relógio, o AX estava um pouco melhor e continuava incomodando a cozinha galaxy. Recuperação de Mayer na quadra defensiva, Craque Neto serviu Marcos Vinícius, que encontrou Mancini livre, por trás da zaga com a faca e o queijo na mão para abrir a contagem, mas Churrasco esticou o compasso para atrapalhar a investida e Codina foi aos pés do avante 77 para segurar o melão. Arqueiro arrojado, hein! Na sequência, bola de Naganawa para Marcos Vinícius na direita, bomba com veneno e Codina triscou com a ponta da luva. DEFESÃO! Lauzangeles um pouco desconfortável e será que a experiência xurupiter em finais iria pesar durante a peleja? 

 
Ovo sobe nas alturas em disputa com Brambilla e Helton, ambos cercados por Naganawa (de frente), Mayer (5), Professor (11) e Chan (9): primeiro tempo travado

O susto fez com que o Lauzangeles acordasse e quase abriu a contagem. Lançamento preciso de Guigassú para Chan dentro da área, domínio e finalização acrobática contra a marcação de Craque Neto, mas passou muito perto, tirando tinta da trave direita. Seria um golaço! A galera estava pronta para sair do Estádio Chuteira de Ouro 14 e comprar novamente o ingresso! Na sequência, Churrasco iniciou a trama, Chan protegeu e devolveu ao LG 2, bomba rasante e venenosa, mas Helton abriu o compasso para salvar! Bela defesa! Contra o Lauzangeles Galaxy é proibido vacilar. O monstro acordou!

O ritmo acelerado deu lugar à disputa por território nos últimos 10 minutos e as defesas começavam a ganhar destaque. Pé no freio novamente. Ovo e Churrasco não davam chances para que o ataque avaiano produzisse. Por outro lado, Mayer, Naganawa e até Professor deixavam Chan, Vandinho e Guigassú desconfortáveis. Não é à toa que as esquadras estavam entre as melhores do torneio com 18 tentos sofridos cada. 

O professor Alê parou o jogo aos 18 minutos para tirar algo da cartola. Com o restart e força máxima por parte das esquadras, continuava um jogo de xadrez e ninguém queria entregar o ouro. Isaque entrou em quadra e exagerou no passe para Mazi na ponta direita. O LG 6 evitou a saída, recuou e Ovo atirou do meio da quadra, mas exagerou na dose. Com uma defesa tão fechada, a solução é arriscar de longa distância, não é verdade? Reposição para Helton e estamos perto do recreio. 

 
Mancini (à esquerda) vigia Schott de perto

Ainda deu tempo para relatar o chapeuzinho de Isaque em cima de Parada, avanço na direita e Gui Flores chegou com tudo para cometer a falta. No entanto, a cobrança de Vandinho não foi tão plástica quanto a jogada anterior e a pelota passou longe. A resposta veio com Professor ao receber o passe por elevação de Mancini, invadiu a área e preparou a bomba, porém, exagerou na dose e vamos para o intervalo! 

O tio autorizou e Chan deu o primeiro toque na pelota. Vamos para o 2º tempo! Bola de pé em pé até chegar em Isaque. Usando o movimento de um bispo, o avante 17 fez a diagonal, do meio para a direita, passou no meio de dois marcadores e bateu cruzado, inapelável e letal no rodapé direito de Helton! É gol do Lauzangeles Galaxy com 15 segundos! Em jogo do Lauza não tem placar em branco! 1 x 0!

 
Isaque comemora com Churrasco e Vandinho (capitão): o LG dava grande passo rumo ao título

A abertura da contagem mudou a partida da água para o vinho e todos tiraram o pé do freio. O LG voltou a imprimir aquele ritmo punk rock ao resolver a parada rapidamente e quase dobrou a vantagem. Vandinho escapou pela esquerda, se equilibrou pela linha lateral, quis marcar um golaço, mas se empolgou e atirou sem perigo à direita. Resposta imediata e Naganawa deu um golpe de karatê ao afastar o perigo, Professor arrancou da linha de shoot out defensiva, atravessou a fronteira entre três marcadores e soltou um canudaço de direita, mas a redonda explodiu no travessão, pingou fora e Vandinho saiu jogando! Que jogada! Que momento! Pecado não ter entrado! Agora temos uma final!

Apesar da grande chance, o Avaí Xurupita sentiu o golpe e estava perdido em quadra. Passes errados e cada ataque galaxy era um Deus nos acuda. Passe de Vandinho para Isaque desfilar na meiuca e encontrou Chan livre. O avante 9 esticou o compasso para desviar, mas Helton interceptou com as pernas e mandou para corner! Os avaianos estão em apuros, salve-se quem puder! Na sequência, Mayer saiu errado, Churrasco chegou com o espeto para desarmar e Vandinho preparou o petardo, porém, passou muuuuito longe da meta celeste. 

O momento era Galaxy. Churrasco ligou o contragolpe e meteu um bolão para Chan por trás da defesa, mas o tiro parou em Helton no limite da área! O LG muito perto de ampliar do que sofrer o empate. A vida xurupitense estava tão complicada, que Guima resolveu aprontar ao recuar perigosamente para Helton na frente de Chan. Ai, ai, ai... O LG 9 cobrou rapidamente o lateral, Mazi apareceu sem marcação e o 2x0 estava desenhado, mas Helton se redimiu e operou um milagre, um DEFESÃO e o professor Henrique Corsi precisou pausar o game! Acorda, Avaí! O campeão da Estrelato 11 e Chuteira 5.16 está em apuros! 

 
Vandinho (à esquerda) e Professor: muita qualidade na final da Aço 19

Restart e os avaianos tentavam se organizar em quadra. Lançamento de Codina para o ataque e Guima afastou com um chutão. Mancini quis surpreender e arrematou de primeira, mas o que era para ser um chute com efeito, virou um ‘trackzinho’ e facilitou a vida do 'portero' galaxy. Tem dia que é noite e o time continua sem inspiração nesta 2ª etapa. Enquanto isso, nova saída errada, Ovo desarmava tudo e todos, bola para Chan, que quis resolver sozinho e atirou com veneno, mas a pelota tirou tinta da trave! Fora!

O panorama não mudava. O Avaí Xurupita continuava fora de órbita e o Lauzangeles Galaxy seguia perigoso. Helton voltou a trabalhar ao interceptar a finalização de Isaque à queima-roupa! Outra defesaça na conta! Depois, Mazi jogou o melão na linha do trem e não ofereceu perigo. Brambilla tentou na individualidade, porém, o tiro esbarrou em Ovo e se perdeu pela linha de fundo.

Com 21 minutos de jogo, o Lauzangeles ficou pendurado em faltas. Era hora da torcida do Avaí Xurupita começar a rezar por um shoot out e entrar na partida. A cozinha galaxy marcou bobeira ao deixar Naganawa dominar sozinho dentro da área, porém, Ovo chegou junto, fungou no cangote e mandou para a linha de lado. “AQUI NÃO”! O lance seguiu, lateral cobrado pelo camisa 12, tapa de Brabilla, devolução para Naganawa e arremate venenoso, mas tirou lasca da trave! Quase! Codina se esticou apenas para aparecer na foto. 

 
Helton (de amarelo) e Codina: goleiros de mãos cheias 

Era o Avaí contra o resultado e o tempo, todo mundo indo para o abafa, porém, o contra-ataque estava na mesa para o galaxy degustar. Mathias recebeu na esquerda, puxou para o meio e acertou uma paulada de direita, mas Helton espalmou sobre o travessão! Só o arqueiro joga! No lance seguinte, Schott serviu Chan na esquerda, corte para cima de Gui Flores e bomba por cima. Ele quer o gol! O AX está em xeque! 

Dá-lhe, dá-lhe contra-ataque galaxy! Chan contra Naganawa, abertura para Vandinho na direita, Brambilla tentou o corte, mas a redonda bateu no capitão 20 e quase saiu o gol "sem querer, querendo". Helton estava batido e só rezou. Deu certo! Guima tentou o último suspiro avaiano, mas o tiro não ofereceu perigo à Codina. O castigo viria no derradeiro lance. Lateral cobrado por Schott na esquerda, Professor chegou primeiro, porém, foi desarmado por Chan, o avante 25 ficou com a sobra e devolveu ao matador 9 concluir colocado, uma verdadeira tacada de sinuca no canto esquerdo de Helton! Xeque-mate! O Rei caiu! É GOL DO CAMPEÃO! VAI LAUZANGELES GALAXY, CAMPEÃO DA SÉRIE AÇO 19! 2 x 0! 

 
Chan, após marcar seu tento, com Schott: era a queda do então "rei de copas"

No quarto capítulo do “novo clássico” chuteirense, o Lauzangeles Galaxy iguala em vitórias em relação ao rival. Campanha perfeita de um time que empilhou vítimas dentro da competição. A ‘Máquina da ZN’ encerra o semestre com 10 vitórias em 10 partidas, 67 gols marcados (melhor ataque) e 18 tentos sofridos (3ª melhor defesa). Vandinho conquistou o prêmio de MVP da fase de grupos, enquanto Chan mostrou o seu poder de decisão nesta reta final e levou para casa o troféu de MVP das Finais. 

O Avaí Xurupita perdeu a chance de levar mais um troféu de divisão, já que em 2023 tinha conquistado a Estrelato 11 e Chuteira 5.16. O ano começou estranho para a trupe da Zona Sul, que perdeu a VI Copa dos Campeões para o Zona Nossa e tem outro vice para a coleção. As duas equipes estarão na próxima Série Bronze e estamos na expectativa pelo 5º encontro. 

 
Avaí Xurupita, vice-campeão do XIX Chuteira de Aço

 
Lauzangeles Galaxy, campeão do XIX Chuteira de Aço

Ficha técnica

Lauzangeles Galaxy 2 x 0 Avaí Xurupita - Final do XXIX Chuteira de Aço

Gols: Isaque e Chan (LG)

Cartões amarelos: Rollo (LG); Guima (AX)

MVPs: 1 – Isaque (Lauzangeles Galaxy); 2 – Chan (Lauzangeles Galaxy); 3 – Ovo (Lauzangeles Galaxy)


Premiação individual

Artilheiro: Contente (Time da Alegria)

MVP fase de grupos: Vandinho (Lauzangeles Galaxy)

MVP das finais: Chan (Lauzangeles Galaxy)

MVG: Zirda (Rabisco)
 
Comentários (0)