Caminhando para a quarta rodada da Estrelato 14, alguns times estavam, ainda, em busca da sua primeira vitória na competição. É o caso do Sequela, que,de ponta a ponta, sentiu o gostinho dos três pontos ao derrotar o Alcoolatras, pelo placar de 6 x 2. Tal resultado foi construído com um começo de jogo insano e um segundo tempo impecável.
E quando falamos de começo de jogo insano, falamos aqui com todas as letras. O primeiro gol saiu precisamente com 40 segundos de jogo, quando Muniz recebeu pela ponta direita e como quem não queria nada, finalizou para o gol; na trajetória da bola, um desvio matou Favale, que só viu as redes balançarem! Piscou, perdeu. 1 x 0 para o Sequela.
Agora, podemos atribuir esse gol a dois pontos. Talvez, uma falta de atenção do Alcoolatras, que permitiu espaço para finalização e inocentemente achou que nada resultaria de tal ação ou também podemos exaltar o oportunismo do Sequela, que viu uma brecha e atacou.
De qualquer forma, estavámos diante de ritmos distintos. Antes mesmo de qualquer prognóstico maior, o Sequela chegou novamente. Dessa vez com 1 minuto e meio de jogo, com a marcação alta surtindo efeito, Senna recuperou a posse e rolou para Rasta chegar finalizando. 2 x 0!
Sem delongas e com o pé no acelerador, rapidinho o Sequela ampliou a vantagem. É como se só tivesse um time em campo, tamanha desatenção do Alcoolatras.
Bom, cada um com seus problemas. O Sequela foi ligeiro e aproveitou as oportunidades.
Pois bem, ainda havia uma possibilidade de ver o copo meio cheio, pelo lado dos Alcoolatras. O prejuízo estava aí, mas também longe de ser terra arrasada. Afinal, ainda havia basicamente todo o jogo para ser jogado, já que tão pouco havia rolado (em termos de relógio).
Nada como um pedido de tempo para tentar acertar a casinha. E assim fez o Alcoolatras.
E essa pequena pausa do tempo pode ser determinante para os rumos do jogo, afinal é a possibilidade de um respiro e de uma conversa mais enfática para ajeitar as coisas.
E pensa em um time que respondeu rápido a isso, é o próprio Alcoolatras. Isso porque no lance seguinte, após a retomada da partida, o time chegou pela primeira vez com uma bola na trave de Gusta, após o mesmo recuperar a posse de bola no campo ofensivo.
A chance, que assustou pela primeira vez o Sequela, foi o recado de “estamos no jogo” do Alcoolatras. Após o começo caótico, a partida voltou a normalidade e começou a ser disputada - como era de se esperar.
Aos 5 minutos - ainda cedo no jogo, vale dizer - a pressão alta do Alcoólatras surtiu efeito novamente; de novo, Gusta, recuperou a posse e dessa vez venceu Canta, mandando para as redes! 2 x 1! E temos um jogo novamente!
Percebendo o aumento do volume de jogo do rival, o Sequela sabia a necessidade de contê-los. A estratégia do time era simples, ficar com a bola e fazer o adversário correr atrás do prejuízo. Na base da paciência, o ritmo de jogo do Sequela foi sendo imposto. Desta maneira, Muniz, Nato e Senna, tiveram um papel crucial em manter essa bola rodando e pensando o jogo para o Sequela. Em uma troca de passes envolvente, Diego achou Muniz pelo meio, que finalizou, parando na defesa de Favale, que ainda contou com o apoio da trave, após a intervenção. Quase a vantagem foi ampliada.
Do outro lado, o Alcoolatras, que conseguiu frear o ímpeto do adversário, não conseguiu, após diminuir a vantagem, se impor no jogo. As circunstâncias mudaram e a partida passou a ser mais brigada, com poucos espaços para ambos. De qualquer maneira, até pela desvantagem, o Alcoólatras era o time mais ansioso.
E já que restava ao Alcoolatras correr atrás, foi com uma forte marcação que o time igualou o jogo. Aos 17 minutos, com a pressão em cima da saída de bola, o time aproveitou a bobeada do Sequela e conseguiu recuperar a posse de frente para o gol; Gusta brigou e a bola ficou oferecida para Tuco, que não desperdiçou! Tudo igual 2 x 2!
Tal como foi no gol que diminuiu a vantagem, agora com o placar igual, o Alcoolatras ainda não conseguia impor o jogo. Por outro lado, o Sequela também diminuiu o ritmo e parecia ter cansado.
Desta maneira, o jogo ficou morno. Sem maiores emoções.
E quando caminhava para o intervalo com os times iguais, o Sequela achou um gol. Já com 24 minutos, PJ conduziu pelo lado direito e chutou em direção ao gol; Favale defendeu e espalmou, mas houve rebote e Diego conferiu para as redes! 3 x 2! E isso que foi o ato final da primeira etapa.
Lá e cá, Sequela e Alcoolatras fizeram um duelo equilibrado na primeira etapa.
No segundo tempo, o cenário da partida se manteve e dessa vez, com o cerco fechando. Isso é, poucos espaços cedidos e uma dedicação defensiva maior de ambos.
Uma coisa é fato, o Alcoolatras aprendeu com seus erros na partida. O início de jogo horrível resultou no prejuízo tremendo, que conseguiram correr atrás. E, pelo decorrer do jogo, é nítido que o começo ruim foi pura desatenção do time, já que, no restante da partida, tudo se equilibrou.
Pois bem, equilíbrio é a palavra para descrever esse segundo ato do jogo.
Diferente da primeira etapa, em que saíram gols adoidados, o período final foi mais fechado. O Alcoolatras chegou primeiro e em bola parada, após Gusta finalizar direto para o gol, parando na ótima defesa de Canta.
Brigado e com poucos espaços, as chances foram se tornando escassas.
E quando não era por meio de bolas paradas, uma boa maneira de se chegar foi no talento individual. Numa dessas, Diego quase ampliou para o Sequela, após limpar dois adversários e finalizar pelo lado direito, parando na defesa de Favale.
Com o jogo caminhando para a parte final, o Sequela foi se sentindo mais seguro. Mesmo com a vantagem magra, o time ainda possuía tal vantagem, o que fez com que o peso restasse sob o Alcoolatras, que, por sua vez, não tiveram outra opção que não se lançar ao ataque.
Aos 17 minutos, PJ escapou pelo lado esquerdo e em jogada individual resolveu! Gol para o Sequela respirar mais aliviado! 4 x 2!
E se falamos do ótimo começo do Sequela, é necessário falar do ótimo fim também. Com o gol aos 17 minutos, o tempo restante foi de amplo domínio. Já no minuto seguinte, aos 18, Diego recebeu de frente para o gol, limpou um adversário e chutou rasteiro; a bola, caprichosamente, bateu na trave, antes de morrer no fundo das redes! 5 x 2!
E para fechar o caixão de vez, aos 21 minutos, Nato, em jogada individual, trouxe da esquerda para o meio e mandou para as redes! 6 x 2! E por hoje, foi isso!
O começo impecável do Sequela e o final que parecia o começo! A primeira vitória veio em uma ótima performance coletiva, que teve um começo de jogo fortíssimo e uma etapa final cirúrgica. É vitória para elevar a moral para o restante da competição. Já os Alcoolatras conheceram o segundo revés no torneio e tem lições para tirar desse jogo. A ver como ambos se resolvem daqui em diante…
Ficha técnica
Sequela 6 x 2 Alcoolatras - 4ª rodada do Grupo B da XIV Copa Estrelato
Gols: Diego (2); Muniz; Rasta; PJ; Nato (S); Gusta e Tuco (A)
Cartões amarelos: Rasta, PJ e Renato (S); Fabricio, Rafael, Renanzinho e Rodz (A)
MVPs: 1 - Diego (Sequela); 2 - Nato (Sequela); 3 - Muniz (Sequela)
Comentários (0)