Os resultados dos outros jogos, por um lado, deram uma força ao Ou Não. Com as derrotas de Se Perder Que Se Foda, no jogo anterior, e de Gbex, mais tarde, uma vitória na última rodada renderia a classificação à próxima fase. Por outro lado, para não amargar a última colocação, seria preciso segurar o Originais, um dos favoritos à liderança do Grupo A que, depois de momentos de oscilação, reencontrou seu melhor futebol no Estádio 5. Aí ficou difícil. A defesa não conseguiu dar conta da qualidade do adversário e o resultado, goleada por 7 x 2, rendeu o rebaixamento da equipe da celeste.
Não faltou disposição. Desde os primeiros movimentos, o time clebermachadiano se mostrou aguerrido e vibrante, tentando compensar com a entrega a diferença técnica diante do rival. Assim, passaram-se alguns minutos de futebol veloz e intenso, mas de poucos espaços. A primeira tentativa mais perigosa foi do original Isaias, que arriscou de longe e mandou perto. A partir daí, a pressão aumentou e Luisinho só não deixou o seu porque, ao finalizar, a bola fez a curva para o lado de fora e passou zunindo junto à trave. Aos 5 minutos, não teve jeito: Lucas ajeitou para Isaias acertar, agora sim, um chute potente, de canhota, que foi direto para a bochecha da rede! Indefensável! 1 x 0!
O jogo ficou mais aberto e oportunidades surgiram dos dois lados. Os cervejeiros tramaram uma linda troca de passes que terminou com Luisinho servindo Isaque. O camisa 10 puxou para a direita, já saindo da marcação, e encheu o pé para acertar o travessão! Pelo ON, Passarinho cobrou falta de longe, aparentemente tentando um cruzamento, mas a bola foi direto para o gol e Kido precisou intervir para evitar o empate!
Só que, na trocação, acaba se sobressaindo o time com mais qualidade. E, nesta partida em questão, esse time é o Originais, recheado de jogadores habilidosos e com entrosamento em dia. Assim, Ceará ficou com sobra pela direita e finalizou, a pelota desviou no meio do caminho, pegou na trave e saiu! Na sequência, nova construção coletiva, agora com direito a corta-luz para Luisinho dominar com liberdade pela esquerda. Aí é covardia! Cheio de classe, ele mandou no cantinho direito para ampliar! 2 x 0!
Sentindo o mau momento, a comissão técnica comandada por John pediu tempo. Por alguns minutos, funcionou, e sua equipe conseguiu equilibrar o jogo. Camargo chegou perto de descontar com finalização rasteira e venenosa, mas Kido conseguiu defender com o pé. O esboço de reação, porém, sofreu um duro golpe. Liedson carregou da esquerda para o meio e acionou Isaias, que bateu cruzado. Quase em cima da linha, no momento em que a bola ia entrar, Isaque apareceu para completar! 3 x 0!
Em nova tentativa do Ou Não de entrar no jogo, Robgol deu uma caneta marota na marcação e abriu para Racy chegar batendo de chapa. Por um pecado, a bola passou perto do ângulo direito e não consumou o golaço! A punição foi letal: um desarme da defesa amarela deu origem ao lançamento de Ceará que chegou a Isaque. Como o craque que é, ele girou sobre a marcação e deu uma cavadinha pornográfica para vencer Andrew! Que pintura! 4 x 0!
Apesar do cenário dramático, os celestes voltaram do intervalo aproveitando o fôlego renovado para diminuir a desvantagem logo nos primeiros segundos. Camargo dominou pela direita com espaço o bastante para desferir um chute cruzado indefensável, direto no canto esquerdo! 4 x 1! Depois, Passarinho recebeu passe em cobrança de escanteio e mandou para dentro da área. Racy e Vitor Lo se jogaram tentando desviar a pelota para as redes e não alcançaram por muito pouco!
Meio desligado, o Originais aceitava a pressão do adversário e errava passes fáceis. Foi preciso um tempo para a esquadra se reencontrar, mas apenas uma chance para ampliar. Ao receber passe pelo meio, Isaque ajeitou e prontamente soltou um chutaço no canto esquerdo, longe do alcance de Andrew! 5 x 1! A resposta veio logo, com Tulinho cobrando lateral para Passarinho bater no alto da meta e exigir boa defesa de Kido.
A partir daí, o atual campeão da Bronze voltou a encontrar a facilidade que marcou a etapa inicial. Em contra-ataque veloz, Isaque disparou contra três marcadores e conseguiu espaço para finalizar, mas Andrew saiu bem para bloquear. Aos 12 minutos, a defesa celeste deu um vacilo monstro na saída de jogo e entregou de graça para Levi dentro da área. Antes da finalização, ele foi derrubado. Aí é pênalti! Na cobrança, Isaque teve toda a calma para deslocar o goleiro, concluir no lado esquerdo e anotar seu quarto gol! 6 x 1!
Já sem ter muito o que perder, o Ou Não se manteve no ataque e, por boa parte do segundo tempo, foi superior ao adversário. Atitude honrosa que deu origem a boas oportunidades. Em uma delas, Tulinho descolou passe precioso para Vitor Lo dominar e emendar uma conclusão que, apesar de ir no meio do gol, não deu para Kido defender! 6 x 2! Na sequência, foi Tulinho quem recebeu um lançamento e cabeceou à queima-roupa, exigindo grande defesa de Kido! Já aos 21 minutos, a zaga original afastou cruzamento e Gui aproveitou a sobra para concluir para o gol aberto, mas no último instante apareceu um adversário para tirar!
Do outro lado da quadra, ainda houve tempo para Luisinho chegar com liberdade pela direita e arriscar. A bola desviou em Passarinho e tirou de Andrew qualquer possibilidade de defesa! 7 x 2!
Analisando a tabela, a vitória não mudou a situação do Originais, que se manteve na quarta posição. Maior deve ser o impacto psicológico de mais um show ofensivo, verdadeiro desfile dos seus melhores jogadores. É assim, cheio de confiança, que o time chegará para enfrentar o Colônia 355, quinto colocado do Grupo B, nas oitavas de final.
Já o Ou Não parou nos seis pontos e recebeu do Olimpo a lanterna do Grupo A. Final de campanha melancólico de uma esquadra cheia de bons valores individuais, mas que esteve longe atingir seu potencial na Prata 28. Com o pior ataque e a segunda pior defesa, além de derrotas diante de novatos como Gbex e Duelo, a verdade é que o rebaixamento para a Bronze foi justo e inapelável. Agora é juntar os cacos para, quem sabe, voltar mais forte no ano que vem. Ou Não!
Ficha técnica
Originais 7 x 2 Ou Não – 7ª rodada do Grupo A do XXVIII Chuteira de Prata
Gols: Isaque (4), Luisinho (2) e Isaias (O); Camargo e Vitor Lo (ON)
Cartões amarelos: Julio Cesar (O); Vitor Lo e Camargo (ON)
Comentários (0)