A história de reviravolta do Sanjamaica é praticamente de cinema, daquelas histórias de superação em que o final é sempre de redenção após a queda. A típica jornada do herói. O contexto é 2024: primeiro semestre, chegando da Bronze para a disputa da Prata 27. Resultado: um último lugar e rebaixamento! No segundo semestre, nova Bronze em vista e daí a chave virou! Fim de ano com caneco (vitória de 1 x 0 sobre o Sauna&J)! Então veio a Prata 29 neste 2025 e já se vê que a coisa não foi por acaso! Contra o experiente SPQSF, o time sobrou na decisão e com um sossegadíssimo 5 x 1 chega à Série Ouro com moral de campeão!
Mesmo com alguns percalços na fase de grupos, o time azul ficou em segundo lugar no Grupo A e, com algumas dificuldades nas quartas (gol de ouro, ante o Sauna&J) e semifinal (shoot outs, vs. Plata o Plomo), conquistou a vaga na decisão, com brilho de Iago. Contra o SPQSF, que chegava em uma final inédita e buscava seu primeiro título das grandes divisões da Liga Chuteira de Ouro, o Sanjamaica, que até começou melhor, saiu atrás em vacilo da defesa e gol de Yan, mas conseguiu o empate com Rafael ainda antes do intervalo. Na segunda etapa, o time deu um verdadeiro show, dominou por completo, marcou com Dú Campos, duas vezes com Furta e Galhardi para conquistar o merecido título!
A inédita final da Prata começou com muita cautela por parte das duas equipes, como era de se esperar. Não faltava empenho, mas tanto Sanjamaica quanto SPQSF trabalhavam tranquilamente na quadra defensiva com dificuldades ao tentar adentrar à quadra adversária. O time azul até tentou colocar um pouco mais de pressão, mas, em escanteio, Neilson saiu de soco iniciando um contra-ataque para o time preto. Rica avançou, chegou perto da área, mas Galhardi apareceu crucialmente para colocar em lateral! Do outro lado, o Sanjamaica tentava ser mais incisivo e Furta, apesar do shoot out perdido na semifinal, não se escondia. Lateral cobrado rapidamente por Morcego do lado esquerdo da defesa na paralela para o camisa 11 na frente. Ele deu um lindo drible para cima de Rodi e disparou em direção ao gol! Limpou Neilson e tocou de mansinho para o gol…mas a bola saiu à direita!!! Linda jogada, a primeira grande chance da decisão não entrou por capricho!
O Sanjamaica passava a controlar cada vez mais as ações e estava mais ligado. Canibal brigou e conseguiu recuperar no ataque e tabelou com Galhardi na esquerda. O camisa 22 fingiu que ia bater e devolveu no fundo novamente para o camisa 16, livre, que cruzou para o meio da área. A bola passou por todo mundo, mas não por Furta, que toco para o gol mas viu a zaga aparecer na hora certa para desviar a escanteio! Na cobrança de Gira (para variar), mais um belo arremesso na área! Morcego voou mais que a defesa para cabecear no alto e a bola carimbou o TRAVESSÃO! Pressão do Sanja!
O SPQSF estava perdido na troca de passes rápidas do adversário. Em mais um ataque azul, a bola saiu da defesa com Saracura, que deixou mais atrás com Ramalho. O camisa 19 achou belo passe pelo meio com Canibal. Ele dominou de costas para a marcação e tocou para a ultrapassagem do camisa 10 em velocidade pela esquerda, que escapou do marcador e chegou até a lateral da área para ser brecado por um arrojado Neilson, saindo em seus pés!
Aos 13 minutos, o Sanjamaica trabalhava pelo meio, Saracura tocou atrás para Ramalho, na fogueira, como último homem, que dominou e não viu Yan do seu lado. O camisa 4 do SPQSF foi rápido para roubar o melão e saiu frente a frente com Iago! Tocou rasteiro no canto direito para o… fundo do GOLLLLL!!! Muito ligado no lance o atacante do SPQSF para abrir o placar na decisão, em um momento em que o adversário era melhor! Que vacilo de Ramalho! 1 x 0!!!
Mesmo após marcar o gol, o professor Mené pediu tempo para tentar corrigir o posicionamento da equipe e manter o placar favorável. O gol e o timeout fizeram realmente muito bem ao time, que ao voltar conseguia ficar mais com a bola e passou a controlar o confronto, principalmente tendo o domínio do meio da quadra com sua dupla Jeff e Darx. Em bom ataque, Gui abriu na ala esquerda com Yan, que bateu firme no cantinho esquerdo, mas lá estava Iago para fazer boa defesa! Do outro lado, mesmo com dificuldades de fazer a bola girar rapidamente neste momento, o Sanjamaica tentava chegar ao ataque. Com 19 jogados, lateral para o time azul do lado esquerdo de ataque. Galhardi arremessou na área, Dú Campos conseguiu controlar o melão e deixou para Rafael, que de costas para o gol, do lado esquerdo da área, tocou novamente para o camisa 16. Ele tentou o chute de fora da área, a bola pegou em Jeff, Rafael disputou com Gui e, no bate e rebate, na saída de Neilson, tocou por baixo do goleiro, para o fundo do GOLLLLL! Muita luta do camisa 2 sanjamaicano para empatar a peleja!!! 1 x 1!
O gol animou o time azul, que voltou a ir para cima com muita velocidade, principalmente com Galhardi pela esquerda. Em contra-ataque, o camisa 16 recebeu de Dú Campos na ala, puxou para o fundo e bateu, mas na rede pelo lado de fora! Após tempo do professor Dudu, seu time continuou em cima em busca da virada. Rafael interceptou passe pelo meio, avançou e abriu na ala direita com Dú Campos. Ele bateu para a área, com muito perigo, mas ninguém apareceu para completar! O SPQSF aparentava ter sentido o empate e se desfazia da bola muito facilmente, dando a oportunidade para o adversário seguir tentando ataques.
Empurrado pelos cânticos de sua torcida: “Olê, olê, olê, la. Sanja, Sanja”, o Sanjamaica foi para cima em busca da virada ainda antes do intervalo. Gira tentou de longe, depois de receber pela esquerda, mas mandou à esquerda da baliza. Depois, Furta conseguiu boa escapada no ataque, sofreu falta e o camisa 23 cobrou firme no canto esquerdo, mas fora novamente. O confronto foi mesmo para o intervalo empatado. A segunda etapa se iniciou bem equilibrada, com o SPQSF ficando mais com o melão e tentando achar espaços na defesa do Sanjamaica, que aguardava e tentava chegar em contra-ataques. Em saída rápida do time azul, Giorgio avançou pela ala direita, observou Furta livre pela esquerda da área e lançou. O atacante se esticou todo, mas o passe foi muito alto e saiu em linha de fundo. Aos 2 minutos, o time preto trabalhava a bola na defesa, Neilson tocou com Darx, que se enrolou perto da própria área, foi pressionado e perdeu para Saracura. O camisa 10 travou o defensor e a redonda sobrou para Dú Campos, que chegou batendo rasteiro no cantinho direito! Neilson se esticou todo, mas não conseguiu impedir o GOLLLLL! Que mole na defesa do SPQSF de Darx, devolvendo o presente do primeiro gol da equipe! Dú Campos não perdoou e a virada estava concretizada mal começara a etapa final! 2 x 1!
Apesar da desconcentração e do baque do segundo gol sofrido, o SPQSF não se deu por vencido. O time azul até fazia boa marcação, mas em boa jogada de Dicredo, que tocou para Gui no pivô, fez boa movimentação para enganar a marcação de Giorgio e receber a devolução. O agora camisa 9 chegou batendo firme no canto direito e ainda contou com um leve desvio na defesa, mas a redonda explodiu na TRAVE!!!! Quase na junção com o travessão! O time preto quase empatou de imediato! Depois, em falta cometida por Giorgio em Yan, que originou o primeiro amarelo do jogo para o defensor, Dicredo cobrou no meio do gol, mas Iago estava atento para encaixar. Aos poucos o Sanjamaica passou a controlar a partida, defendendo-se muito bem e saindo ao ataque com muita tranquilidade e velocidade. Lançamento rápido de Iago para a velocidade de Canibal pela esquerda. Ele tabelou com Cadinho na entrada da área e bateu firme buscando o canto esquerdo, mas a bola saiu por pouco! Aos 9 minutos, o craque do SPQSF, Jeff, sumido na final, tentou jogada pela direita. Ele bateu para a área, mas Ramalho travou, Saracura afastou o perigo e Furta ficou com o melão pela esquerda da defesa. O artilheiro do time azul, que ainda não havia marcado na fase mata a mata, saiu em disparada pela esquerda. O experiente atacante do Sanja esbanjou seu físico, ganhou na corrida de Jeff e de Darx, deixando os marcadores na saudade, invadiu a área pela esquerda e bateu na saída de Neilson para marcar um verdadeiro GOLAÇOOOO! Ele chama a responsabilidade, o artilheiro do time, mesmo quase tendo sido o vilão na semifinal, não se escondeu e apareceu bem demais em mais uma final para marcar um lindo gol em arrancada sensacional e deixar o Sanjamaica ainda mais tranquilo no jogo! 3 x 1!
O SPQSF sentiu demais o terceiro gol e, junto com o cansaço físico, passou a ser dominado no confronto. Recuperação do Sanjamaica na defesa com Cadinho, Ramalho tocou para Galhardi, que disparou pela ala direita. Ele avançou, chegou na ponta direita e rolou para a entrada da área com Canibal. De primeira, o camisa 22 encheu o pé no canto direito, só que Neilson fez excelente defesa!!! Percebendo sua equipe perdida e o adversário muito melhor no jogo, os comandantes Serafa e Mené chamaram por um timeout pelo time preto.
Após o tempo, o Sanjamaica manteve total controle do jogo e trabalhava a bola de maneira muito tranquila. Cada atleta sabia exatamente o que fazer e só deixava o adversário ainda mais nervoso no jogo. Em troca de passes de pé em pé do time azul, Rica conseguiu interceptar bem na defesa, mas adiantou demais, Saracura recuperou pelo meio e trabalhou com Cadinho, livre na frente. Ele chegou na entrada da área, ajeitou o corpo e bateu firme, mas Cabral apareceu providencialmente para bloquear. A bola ainda explodiu no travessão antes de sair!!! Que segundo tempo de almanaque do Sanjamaica!
Depois de pausa para atendimento a Iago, o SPQSF tentou ficar mais com a bola, mas não conseguia fazer nem cócegas na defesa do Sanjamaica, que era perfeita neste momento. Além disso, quando recuperava o melão, o time azul era muito rápido na transição, principalmente acionando Furta. Mais uma vez ele recebeu lançamento e girou para cima de Petreche, que cometeu falta a um passo da área. Era a quinta da equipe. Na cobrança, Gira encheu a canhota no canto esquerdo e a bola beliscou a trave antes de sair! O taradão quer o dele!
Aos 21 minutos, o SPQSF tentou sair jogando pelo meio com Dicredo, que perdeu para Furta. Ele levou para a direita do ataque e observou Galhardi livre pela esquerda. Bola para ele! Belo domínio antes de encarar a marcação de Rodi. Pedalou, puxou para o meio e chutou firme no canto esquerdo para marcar mais um belo GOLLLLL! Chute completamente fora do alcance de Neilson para coroar a bela partida de Galhardi e praticamente dar o título ao time azul!!! 4 x 1!
Mesmo com o placar adverso e com as chances de empatar quase nulas, o SPQSF queria pelo menos diminuir o marcador. Bola com Dicredo pela esquerda do ataque, que puxou para o meio e bateu no canto direito, mas Iago estava bem posicionado para agarrar, praticamente sua primeira participação na segunda etapa. Depois foi a vez do apagado Jeff tentar jogada da esquerda para a direita, tocar na área, mas Iago ficou tranquilo com o melão. Com 23 minutos, falta de Yan em Furta no meio da quadra, a sexta do SPQSF: shoot out! Antes da cobrança, o professor Dudu pediu tempo para definir o cobrador e dar um último gás nos minutos finais. Depois do timeout, o encarregado da cobrança foi Furta, ele mesmo, que havia perdido na prorrogação contra o Plata o Plomo na semifinal. O camisa 11 deu um toque para frente, mais um toque, chegou na entrada da área e, na saída de Neilson, bateu por baixo do arqueiro para coroar o TÍTULO DO SANJAMAICA!!! Dessa vez a perna não pesou e ele ainda igualou Chaia na artilharia da competição, com 10 gols marcados! 5 x 1!
Na reta final, ambos os times ainda fizeram muitas mexidas para todos participarem da grande final, e deu tempo para o Sanjamaica chegar mais uma vez com Cadinho pela esquerda. Ele bateu no cantinho esquerdo, mas Léo, o goleiro-linha, fez defesa com os pés. Defesa só para evitar uma goleada ainda maior porque a arbitragem apitou pela última vez na Prata 29 para coroar o SANJAMAICA como CAMPEÃO!!!
Após um excelente e disputado semestre, 7 rodadas de fase de grupos, oitavas, quartas e semifinais, o campeão da Prata 29 foi definido. Apesar de um primeiro tempo equilibrado, a final teve um dono soberano. O Sanjamaica sobrou na segunda etapa, fez jogo praticamente perfeito e saiu com o caneco goleando por 5 x 1 o SPQSF! Que final de temporada para do professor Dudu, Furta, Iago e cia.! Uma bela demonstração de volta por cima, digna de filme!
Ambos os times estão na Ouro 36, a iniciar em setembro – o Sanjamaica de maneira inédita, o SPQSF após 6 anos da última vez que esteve na elite – e terão a chance de mostrar que não chegam por acaso. Dois times cujo forte é o coletivo e o comprometimento de seus jogadores.
Ficha técnica
Sanjamaica 5 x 1 SPQSF – Final do XXIX Chuteira de Prata
Gols: Rafael, Dú Campos, Furta (2) e Galhardi (SA); Yan (SPQSF)
Cartões amarelos: Giorgio, Gibeli, Galhardi e Furta (SA); Petreche (SPQSF)
Comentários (0)