Repertório: conjunto de jogadas e de atletas em uma mesma equipe. Esse é o maior mérito do Desportivo América. Seja com jogadores reservas ou titulares, a mecânica não muda, independente do adversário. Assim foi contra o Full Clubismo. O time levou 10 gols nas ideias e ficou perdido em quadra. Tito e Gustavo foram os principais goleadores da partida. Uma catarse que não pôde ser parada de jeito nenhum.
Em um jogo como esse, o primeiro gol costuma sair muito rápido. E assim foi! O Full Clubismo estava trocando seus primeiros passes com Matheus, Castelli e Thi. Parecia um ritmo inofensivo, até que os caras foram avançando e puxaram a marcação desportiva junto. Isso tudo pelo lado direito. Na sequência, FC 7 caiu para o outro lado e pediu a bola. Sentou o canudo! 1 x 0! Logo aos 3 minutos do primeiro tempo. Poucas ideias!
Parecia um começo promissor. O Desportivo América levou um tempo até se achar no jogo, mas encontrou o caminho para o empate. Julio recebeu um passe açucarado na altura da linha central pelo lado esquerdo. Cortou a marcação, tocou para Gustavo no meio, que deu uma chapada linda na bola. Ela começou a pegar altura, mas passou rente ao joelho de Guto. 1 x 1! Não conseguiu fazer a defesa. Foi para o fundo das redes!
E não parou por aí! A equipe desportiva estava disposta a trocar algumas peças e fazer seu jogo funcionar. E tome bola longa! Tito recebeu pertinho da área do gol. Fingiu que faria aquele pivô - característico dele - e deu uma escorada na bola. O desvio foi suficiente para atrapalhar Guto, que não conseguiu ter reação nenhuma à queima-roupa! 2 x 1! E assim tivemos o gol da virada. Mas como você bem sabe… isso é apenas o começo do pesadelo.
E dá-lhe pressão de novo! Nem sempre era um toque de pé em pé. O lançamento pelo alto também funcionava. Tito recebeu mais um desses passes, e agora sim fez o pivô. Giro pediu. Recebeu a bola na esquerda e tentou a batida! PUT@ QUE O P#RIU! Que reflexo de Guto! No reflexo, defendeu com a chapa do pé. Impressionante! Mandou a bola para fora e conseguiu fazer o time respirar mais alguns segundos.
O problema, como de costume, era a intensidade do Desportivo. Os caras estavam numa onda muito forte de “perde e pressiona”. Tinham o domínio total do jogo. Ô timinho encardido! Em cobrança lateral, a bola foi alçada para a área do gol. Zé recebeu, dominou e mandou um petardo em direção ao gol! Guto conseguiu fazer a defesa, mas não segurou. No rebote, Tito estava bem posicionado para finalizar o lance! 3 x 1! Fim do primeiro tempo.
A expectativa era grande na volta do intervalo. Será que a blitz desportiva continuaria acontecendo? Não apenas continuou… como também aumentou! Zé recebeu a bola na altura da linha central, pela direita, e depois tocou para Giro na esquerda. Não tinha muito para onde ir e deu um tapa na bola. O chute foi firme, no canto direito de Guto… que não conseguiu fazer a defesa novamente! 4 x 1! E isso era só o começo do segundo tempo…
Restou ao Full Clubismo segurar a bola. Tentar tocar de maneira mais segura para esfriar o jogo. Bryan, Ripa e Castelli estavam fazendo isso, com a linha muito baixa na defesa. Até que Zé chegou para dar pressão e roubar a bola. Parecia não haver escapatória para a caça desportiva. Julio recebeu o último passe e chutou chapado! 5 x 1! A bola procurava os caras. E os caras procuravam o gol. Essa relação era quase uma simbiose. Inacreditável!
E o ataque além de ser completamente orgânico e eficiente, também era inevitável. O Desportivo América não fez esforço algum para diminuir o ritmo. Mais uma vez, Zé chamou a responsabilidade e foi para cima. O homem estava com um gás danado! Saiu em profundidade na ponta direita até chegar na linha de fundo. Levantou a cabeça para procurar alguém dentro da área e mandou para lá! A zaga tentou tirar, mas Luanzinho mandou para dentro! 6 x 1!
O Full Clubismo estava - definitivamente - respirando por aparelhos, mas ainda assim aparecia de vez em quando. Em jogada relâmpago, houve lançamento lateral Val. Mandou a bola para dentro da área! Thi estava lá dentro para direcionar o lance. Cabeceou para baixo, a bola pingou no gramado, subiu e foi para dentro do gol! 2 x 6! Mini só teve tempo de olhar. Não conseguiu fazer a defesa. De qualquer forma, o placar ainda era muito favorável.
E talvez isso tenha atiçado ainda mais a equipe desportiva. Os caras continuaram com fome de bola e foram para cima. Gustavo comandou a jogada seguinte, trocou passes com seus companheiros. Foi para esquerda, direita, para cima e para baixo. Um salseiro danado, que o Full Clubismo não conseguiu parar. DA 14 avançou ainda mais e fez o chute com a destra. A bola foi colocada no canto esquerdo de Guto! 7 x 2! Uma senhora goleada!
Calma que vem mais! O time estava muito envolvente. Era um mecanismo muito funcional, que só era parado na base da porrada. Dolly decidiu aparecer e foi embora pelo lado direito. E tome correria! Chegou até a linha de fundo e tocou para Pedroga que estava do outro lado. Pensa numa marcação perdidaça! 8 x 2! DA 6 sentou o dedo na bola e mandou para dentro. A defesa ficou ainda mais apática. Tristeza. Frustração. Cabeça baixa…
Acabaram tirando força de onde não havia mais. Continuaram tentando alguma coisa. Em uma reposição de defesa, Matheus carregou o lance da esquerda para o meio. Deu duas pedaladas (ousado, hein?), passou pela marcação e cortou para dentro. Já estava na linha do shoot out e fez a batida: rasante e firme no canto direito de Mini! 3 x 8! Saiu comemorando com raiva. Mostrou os músculos no melhor estilo Gabigol. Tem que comemorar mesmo!
Digo isso porque o Desportivo América não se importou nem um pouco. A cada gol que sofriam, eles devolviam com três (risos). Julio fez uma jogadaça na linha de fundo e bagunçou ainda mais a frágil defesa adversária. Foi para cima (“olha a graça do menino”: Galvão Bueno) e Tito empurrou para dentro! 9 x 3! Não precisou de força, apenas de jeito. Estava sempre bem localizado. Uma excelente peça para a equipe desportiva.
O Full Clubismo já estava grogue. Estavam ansiosos para a arbitragem apitar e declarar fim de jogo. Mas o Desportivo América ainda queria dar o fatality. Já nos acréscimos do segundo tempo, Tito recebeu a bola perto da área do gol e fez o pivô. Protegeu a posse com seu corpo, fez o giro e passou para Luisinho. Finalizou! 10 x 3! Minha Nossa Senhora! Tinha gol para dar e vencer. Um dia perfeito para o time desportivo. Um pesadelo para a equipe clubista.
Após esse tormento, o Full Clubismo continua dormindo na lanterna do Grupo B. Na próxima rodada, a equipe vai se encontrar na Estrelato 14 contra o Titans. Já o Desportivo América, segue em sua jornada rumo à primeira posição da tabela. Para isso, vai precisar bater no Pentagono. Será que teremos outra goleada avassaladora? Aguardemos os próximos episódios, ainda tem muita coisa para rolar nessa edição.
Ficha técnica Desportivo América 10 x 3 Full Clubismo - 3ª rodada do Grupo B da XIV Copa Estrelato
Gols: Matheus (2) e Thi (FC); Gustavo (2), Tito (3), Giro, Julio, Luanzinho, Pedroga e Luisinho (DA)
Comentários (0)