*CONTÉM SPOILLER* - Como escreveu Agatha Christie, não foi um único centrista que deu o presente para Guiga classificar o Olimpo para a semifinal, mas sim a sociedade do É o Centro Mané
*CONTÉM SPOILLER* - Nunca li o livro por pura ignorância e, às vezes, preconceito, mas assisti à adaptação cinematográfica assinada por Kenneth Branaghda obra de Agatha Christie: O Assassinato no Expresso do Oriente. A revelação do “quem matou” me revoltou numa primeira instância. Não compreendi de imediato o poder da metáfora lançada. Quem proporcionou o término de minha teimosia e implicância para com o final da trama foi o É o Centro Mané. O campeão do Grupo A - classificado à Ouro 35 - abusou da sua capacidade de travar o embate ante o Olimpo, e o placar zerado seria levado para a morte súbita. Até que Gabia cortou com estilo um lançamento, já acionando “um” ala direito (até agora não identificado) centrista. Porém, de repente, a bola voltou à quadra defensiva do ECM nos pés do banheirista Guiga, que agradeceu para cravar 1 x 0 e classificar o Olimpão da Massa para mais uma semifinal de Série Prata de sua história. Não sei se Guapo um dia lerá esta matéria, mas gostaria que ele soubesse que, a partir de agora, viajarei nas ideias como nunca! Porém, não pelo motivo que ele sugere sempre. O entorpecimento ocorrerá porque eram apenas vinte segundos quando BC, da entrada da área, mandou uma bomba que passou zunindo o travessão de Marcelo Pimentel - que repôs rapidamente na ala direita para Gaúcho cruzar e Bob, da entrada do rock and roll, finalizar e contar com desvio antes de Gabia jogar o problema para escanteio! A olimpada alugou o espaço centrista por sessenta segundos, até fornecer o contragolpe para Bob ser amarelado por brecar a ida de Lucas para ficar de frente a Marcelo Pimentel! “Professor” Gordo queria explicações (minhas, óbvio) sobre não ter sido rubro o cartão! A cobrança não surtiu efeito, mas era visível que Lucas, Belleza, Guapo, BC, Ribas e Caio Cipelli queriam o maior controle do melão. Gaúcho, Flavinho, Dilove, Guiga, Khan e Bob se fechavam. Ribas fez grande trama sobre Guiga e saiu na cara de Marcelo Pimentel, porém o totó dado por cima do arqueiro foi interceptado por Khan antes de a bola balançar o balaio!
Os melhores momentos do confronto ocorreram neste período, que começou do minuto seis com cobrança de falta de BC, rasteira, da intermediária, para Marcelo Pimentel defender com o pé esquerdo, até o minuto quatorze - o pedido de tempo do ECM. No recheio, aos 8 minutos, Gabia saiu jogando na esquerda com Belleza, que fez boa jogada para forte chute, mas Marcelo Pimentel mandou o veneno pro lado! O rebote voltou ao mesmo ECM 42, que cruzou para Lucas emendar por cima, porém com excesso de perigo! A blitz não parava, e trinta segundos depois, Caio Cipelli experimentou da intermediária. Marcelo a escanteio! Batido pelo mesmo #CC10 pela direita à conclusão de BC. Marcelo Pimentel de novo! Resposta com avenida central aberta para o desfile de Flavinho, que não teve vergonha de enfiar a unha no melão: explodiu no coração de Gabia! No minuto seguinte, Ribas acionou Lucas, que encheu o pé. Marcelo Pimentel salvou para corner!
Guiga buscou jogada pela esquerda, e a sobra ficou para Gaúcho mirar o canto, contudo sem direção. Mesmo assim, o ECM era melhor. O sistema centrista confundia a marcação olimpiana, deixando Dilove, Bob e Flavinho sobrecarregados. Belleza, Lucas, Caio Cipelli, BC, Ribas e Guapo marcavam com segurança. Lucas tomou de Gaúcho e passou a Ribas, que devolveu para o ECM 25 mandar o cruzado, mas a tiro de meta! Neste instante, o “professor” Gordo perdeu a paciência e pediu tempo. Estava insatisfeito, provavelmente, por ver o tradicional É o Centro Mané fugindo de suas raízes ao atacar. Queria ver seus meninos travando mais o duelo! Como alertado no parágrafo anterior, missão cumprida com louvor daqui por diante!
Gui Pimentel - bom retorno, jovem papai! - e Serjão entraram para dar gás ao Olimpo. Porém, logo Marcelo Pimentel caiu no gramado - seguido paralelamente de um papo-cabeça entre BC e Bob. A chatice do momento escancarava a ansiedade de dois times instáveis, porém esperançosos. Eram vinte minutos e novos elementos iam ao gramado, Rabaça pro ECM e Gabriel, pro Olimpo. Contudo, partida trancada. Foi Gui Pimentel, com chute da direita que passou sem perigo por cima, quem fez a única jogada aguda. Notava-se que Flavinho e Guapo exerciam a mesma função de darem o primeiro combate para saírem jogando. Notava-se igualmente o debate entre Ribas e Lucas no banco de suplentes. “Professor” Gordo formou um novo ataque com João Vitor, Ceragioli e Rabaça, enquanto a cúpula olimpiana mandou Morollodric como antídoto.
Porém o melhor lance antes do Intervalo Ininteligível do Chuteira de Ouro foi protagonizado pela olimpada: usou seu pedido de tempo para tentar trancar ainda mais a etapa inicial, porém a volta foi com lateral que gerou corner pela direita. Marcelo Pimentel socou após a cobrança e João Vitor arriscou da entrada da área, contando com desvio inclusive, mas o arqueiro olimpiano defendeu por cima e segurou a igualdade!
Guapo, JD, Rabaça, BC, João Vitor e Ceragioli começaram o segundo tempo mais participativos como o quadro inicial, porém, dessa vez, Khan, Bob, Morollodric, Flavinho, Dilove e Gabriel marcavam com maior solidez. O cenário, assim, permaneceu com dois times se anulando. Gabia teve de atuar como goleiro-linha por duas vezes, com melhor pontaria na segunda oportunidade (com as linhas baixas olimpiana, ele foi até a intermediária adversária) ao mandar cruzado no pé da trave! Porque a primeira pegou carona na cauda do cometa para ver a via Láctea (só quem curte os anos 1980 conhece a referência)! A sobra da bola na trave ficou para Dilove tentar encobrir o goleiro centrista de sua área mesmo, e proporcionou ligeiro medinho! Foram então mais trinta segundos para Gabia chegar outra vez e disparar de longe: Marcelo Pimentel espalmou por cima!
Com Dilove, Guiga e Serjão atrás, Flavinho e Morollodric na proteção, e Gaúcho no comando do ataque, o Olimpo obrigava o ECM a utilizar somente Gabia na criação das jogadas - o que deixou “mestre” Gordo impaciente! Ainda mais assistindo a olimpada preparada para contra golpear! Numa das tentativas, o time que vestia colete chegou e Morollodric teve sua bomba interceptada pelo fogo-amigo!
Era o famigerado momento de distribuir megafones aos jogadores! Cada um queria o protagonismo! Flavinho buscou notoriedade até conseguir ficar pendurado depois de falta no fundo direito, rolada por JD no centro para Lucas chutar prensado. Marcelo Pimentel agarrou e logo lançou ao ataque, porém cortado brilhante por JD pelo meio! Numa prova que o placar zerado seria o destino até as cobranças alternadas de shoot out! No minuto seguinte, Gui Pimentel estava aberto na esquerda, enquanto Gaúcho centrou e encheu a botina no melão: raspou o travessão de Gabia e foi a tiro de meta!
“Sábio” Gordo jogou a toalha depois de ver Gaúcho prender a bola pela direita e cruzar na segunda trave. Guiga testou de frente, mas Gabia fechou bem o ângulo! No retorno, Morollodric, Gabriel e Serjão mantinham ótimo o sistema defensivo olimpiano, enquanto Bob, Gui Pimentel e Gaúcho devam o primeiro combate. Ainda dificultavam para Caio Cipelli, Lucas, Belleza, Guapo e Ribas mesmo com a reta final chegando. O ECM ainda perdia alguns contra-ataques. Num deles, o último da sequência, Belleza surgiu livre para chutar e o melão desviar, passando por Marcelo Pimentel, mas não por Guiga, que tirou em cima da linha! Depois, Guapo parou Guiga na entrada da área, mais à direita. Flavinho soltou o míssil, porém Guapo mostrou seu tanquinho chapado ao evitar potencial gol! Depois desabou junto a Gabia! Ainda teve Ribas tentando da esquerda, mas acabou travado por Khan! Na resposta, Guiga até tinha melhor opção por dentro, mas resolveu soltar um cruzado da ala direita, mesmo não tirando o zero do placar!
Enfim, o público presente (obviamente composto pelos jogadores de Fúria ZB e Wake 'n' Bake, que fariam a primeira quarta de final da Ouro 34 em seguida) relaxou. Sabia que a morte súbita seria o caminho depois de enorme inviabilidade. Até o minuto vinte e cinco chegar. Tempo para uma tentativa de lançamento vindo da ala direita do Olimpo. Gabia se antecipou e, com muito estilo, cortou com o pé direito, de chapa, já ligando na ala direita, na quadra ofensiva! Como expliquei no pós-jogo ao próprio arqueiro centrista, fiquei admirado com a jogada dele, e simplesmente abandonei meu olhar para bola. Isso, porque imaginava que o centrista a receber a cortada-passe iria para a linha de fundo e cruzar para, sei lá, Lucas concluir a classificação centrista. Porém, quando voltei meu olhar à quadra (após 1 segundo de desatenção), notei o melão retornado ao lado do ECM. Quem recebeu sem marcação alguma foi Guiga, que dominou e mandou rasteiro, com Gabia mal posicionado! 1 x 0! Renan Assumpção (seria eliminado em seguida com o FZB) primeiro me alertou, e depois Flavinho confirmou que foi algum centrista – pressionado pelo abafa olimpiano - que recuou precipitadamente nos pés do artilheiro da classificação do Olimpo para encarar o The Homer nas semifinais! Tal como o enredo final de O Assassinato no Expresso Oriente, foi a sociedade centrista a culpada!
Ficha técnica
É o Centro Mané 0 x 1 Olimpo – Quartas de final do XXVIII Chuteira de Prata
Gol: Guiga (O)
Cartões amarelos: Guapo (ECM); Bob, Serjão e Flavinho (O)
Comentários (0)