O jogo mais disputado entre as finais de todas as divisões do Chuteira foi a final do I Chuteira Girls. Diante de uma arquibancada lotada, Imperial e Tamo Junto – que mais uma vez representava as cores do Mulekinhos – se encontraram para definir quem levaria a primeira taça feminina do torneio. A resposta veio somente nos pênaltis, após um persistente 1 x 1 no tempo regulamentar, apesar de todas as chances criadas pelos dois lados. Já na "loteria" dos penais, o Imperial desperdiçou sua última cobrança, deixando a festa do título para as meninas do Tamo Junto.
A partida estava cercada e as arquibancadas, lotadas. A torcida do Imperial comparecia em peso, mas boa parte dos espectadores creditava ao Mulekinhos o favoritismo no duelo, por conta das boas atuações de Amandinha, Babi e Cele nas fases anteriores e do entrosamento da equipe, que joga unida há muito tempo. Mas o Imperial vinha reforçado: além de Thais e Marcelinha, a equipe contava com as atacantes Maat e Li, que não haviam jogado juntas nas quartas ou nas semi.
Os primeiros minutos da partida foram bem abertos, mas foram comandados pelo Mulekinhos, que levava bastante perigo na bola aérea: suas jogadoras eram, em média, bem mais altas que as rivais. Além disso, a equipe laranja marcava muito em cima, incomodando bastante a defesa do Imperial. A primeira oportunidade clara partiu de chute de Babi, que passou por cima. A resposta veio pouco depois, com Li recebendo lançamento de Thais e arriscando um toque de cobertura – que não saiu como esperado.
Mas o laranja e rosa continuava melhor, e pressionando bastante a saída de bola: Amandinha não saía da cola de Rê, enquanto Babi obrigava Carol a fazer boa defesa após roubar bola de Naná na entrada da área. Foi justamente de nova bola perdida lá atrás que o gol das Mulekinhas saiu: Armadinha recolheu, tabelou com Cele e recebeu dentro da área, tirando de Carol e abrindo o marcador. 1 x 0!
O Imperial ainda não tinha se encontrado e as bolas longas de Thais para o campo de ataque eram praticamente a única arma: Li teve nova chance em lançamento da camisa 14, mas não teve melhor sorte. Além de Babi e Amandinha pressionando na frente, Cele e a experiente Ari não davam espaços; Deburinha também não estava para brincadeira e sempre participava dos contras.
Com o passar do tempo, contudo, o time verde foi encontrando seu caminho. Logo em seu primeiro lance no jogo, Curi tentou um gol de cobertura e quase pegou Nanny desprevenida. Na retaguarda, Rê começava a ganhar todas das adversárias.
Do banco, a treinadora Ana Laura cobrou atenção das suas jogadoras: ao mesmo tempo, do outro lado Li dava lugar a Maat. Jogando avançada, a camisa 10 imperial incomodou a defesa rival na primeira participação, chutando rente ao travessão. Nem o pedido de tempo do Tamo Junto diminuiu o ímpeto rival; de um contragolpe iniciado por Rê quase saiu o gol do empate. Depois foi a vez de Maat receber novo bolão de Thais e ficar cara a cara com Nanny. A goleira saiu muito bem da meta e defendeu. Armadinha aproveitou para desabar na área e dar um tempo para seu time descansar. Assim que a bola rolou novamente, a primeira etapa terminou.
A pressão continuou nos primeiros instantes da volta à quadra, mas o Mulekinhos/Tamo Junto aproveitou bem o tempo e mostrou logo de cara que não estava dormindo. Roubando da zaga mais uma vez, Babi ficou no quase; Rach cortou na hora certa para evitar. Depois Babi arranjou bom passe para Bila, mas Carol saiu do gol e evitou o segundo.
No lance seguinte foi a vez de Amandinha criar jogada mortal pelos lados do campo e servir a mesma Bila; a camisa 14 bateu para fora. A resposta do Imperial foi mandar Li para a quadra, deixando a camisa 9 e Maat no jogo ao mesmo tempo.
A tática deu certo, pois o empate veio pouco depois. Antes dele, Sarah quase conseguiu marcar, recebendo novo passe da cerebral Thais, mas o chute foi para fora. Já a tentativa seguinte terminou nas redes: Maat recebeu na entrada da área e, mesmo com a visão encoberta, resolveu arriscar. Seu chute cruzado não saiu tão forte, mas a goleira Nanny não pode fazer nada além de olhar a bola entrar. Estava tudo igual! 1 x 1!
A torcida Imperial incendiou, o time cresceu e Bila quase fez contra (Nanny impediu), mas o Tamo Junto reagiu a tempo – enquanto as rivais começavam a se afobar nas idas ao ataque. Depois de nova parada técnica, Amandinha voltou a chamar a responsabilidade e o time começou a tomar atitude mais uma vez.
Primeiro a camisa 9 tirou de Rê e bateu perigosamente, exigindo nova participação de Carol. Depois ela bateu escanteio na cabeça de Deza, que testou para fora. Até deitada na área (após despencar durante dividida pelo alto) a camisa 9 levou perigo! A última oportunidade do tempo regulamentar foi de Cele, que quase acabou com tudo arriscando de fora da área.
Tudo seria definido nos pênaltis: enquanto as goleiras Carol e Nanny se preparavam, Thais – que posteriormente seria condecorada a craque do torneio – foi para a bola. Nanny saltou e quase alcançou, mas a batida ciscou na trave antes de entrar. É muita categoria! Já Cele, a camisa 8 do Tamo Junto, enfiou uma porrada e empatou (Carol chegou a encostar na bola, mas o chute foi muito forte).
A segunda rodada de cobranças começou com Maat, que teve muita calma para tirar da goleira rival. Na sequência, Babi também bateu forte, sem chances para a arqueira do Imperial: tudo igual!
Só que Catherina isolou a terceira cobrança do Imperial, deixando tudo nos pés da matadora Amandinha, que teve toda a calma do mundo para marcar e garantir a vitória e a primeira taça das minas no Chuteira de Ouro.
Ficha técnica
Tamo Junto/Mulekinhos 1 (3)x (2) 1 Imperial – Final do I Chuteira Girls
Gols: Ari (T); Maat (I)
MVPs: 1 – Thais (Imperial); 2 – Babi (Mulekinhos); 3 – Amandinha (Mulekinhos)
PREMIAÇÃO INDIVIDUAL
Artilharia: Cele e Amandinha (MulekinhosTamo Junto)
MVP: Thais (Imperial)
Comentários (0)