Em disputa atrasada da penúltima rodada, o Toiss chegou a abrir três de vantagem e entrou na mente do Puzzle, que só entendeu o poder do silêncio na etapa final para amassar até virar o jogo difícil e importante
O Puzzle devolveu a derrota de oito meses atrás ao Toiss (a ruína aqui) ao virar para 6 x 5 a partida que tinha tudo para ser a melhor da Bronze 26, e até foi interessante, mas acabou ofuscada pelo comportamento dos dois elencos, ambos apoiando-se na arbitragem para camuflarem erros e ansiedades, além de uma busca incessante, e muitas vezes insensata, por falta salvadora. A turma de Mike Patricio chegou a fazer três de vantagem justamente quando os puzzlenianos perderam a paciência com o universo. Porém, ainda no finzinho da primeira etapa, o líder do Grupo A se acalmou, Kaique ficou possuído, e tudo voltou ao normal para acalentar a alma do presidente Fogaça.
“Já deu o horário da novela, professor”: era GK autorizando o início para Miojo, Kaique, Nonato, Amaury e Wawa esperarem a oração ministrada por Kilsem Chefer, este, cobrado pelo presidente Fogaça para que o melão rolasse liso e logo! Era o começo da catimba! Pateta explodiu na saída, e junto a Rikelme, Caique, Alison, Gui e Murilo, o Toiss foi à luta, com uma bela entortada de Caique sobre Amaury, deixando o xerife sentado, para uma finalização de jogada sem remetente. Precisa falar em ansiedade nos cinco minutos iniciais? Ninguém teve a posse do melão no período, e ambos trocavam passes e rodavam seus jogadores no afã de um espaço, mas se notava tensão no ar, enquanto Kilsem e Arthur eram meros repositores ou lançadores da esfera.
Miojo, Luizinho, Wawa, Amaury, Kaique e Nonato marcavam à distância, mas ainda com eficiência. Os contragolpes é que preocupava: Wawa tomou atrás e partiu, mas ficou pensando na tática do Zona Nossa pelo meio e o contragolpe veloz chegou para Rikelme na esquerda à passagem no costado de Caique. Paulada no canto, mas Arthur fechou bem o ângulo! Dois minutos depois, veio o Puzzle em lateral da zaga direita ao ataque, Kaique dominou sozinho, girou e mandou no ângulo direito. Kilsem foi buscar! Aos poucos as equipes se soltavam. Luizinho, da intermediária, mas Arthur encaixou sem crise. O Toiss aproveitou o jogo franco com Alison chegando pelo meio para abrir a Pateta na direita, este, rolando dentro para Rikelme empurrar pra dentro 1 x 0!
O Puzzle acusou o golpe precocemente. Em falta contrária pela direita, histeria contra a arbitragem por marcação de infração contrária. O Toiss mantinha uma tranquila aparência. Frágil, certo, como se mostrará no final, e porque a comoção de Rikelme frente a Kaique, entregando-lhe o melão de presente, que partiu para ser calçado na entrada da área, me iludiu junto ao público! Joel rolou a falta frontal de lado e Kaique experimentou, a bola desviou, mas Kilsem jogou pro lado! Puzzle aumentando as próprias faltas! Kilsem depois atuou como motoboy-delivery ao tentar sair jogando com os pés e falhou, tomada e rolada da esquerda do estreante Miguel Angelo à chegada do chute de Luizinho pelo centro, quem ofertou a oportunidade defendeu a bomba, mas, o rebote, foi de Claudinho! 1 x 1! Depois da saída, Rikelme foi acionado na esquerda, mas com chute a tiro de meta! Prenúncio para o que viria depois aos toissnianos.
Rikelme abrindo a Pateta na direita. Sim, repeteco, ao rolar pra dentro para Alison empurrar livre pro abraço! 2 x 1! Kilsem caído em seguida ao sair para socar o melão. Ganhou um tempo. Desconcentrou o Puzzle: lançamento do arqueiro para Abraão fazer uma parede pelo meio a causar a cabotagem de dois puzzlenianos, com Rikelme no costado pela esquerda de passagem, deitando Arthur e não sendo humilde ao entrar com bola e tudo! 3 x 1! Um silêncio no lado verde e preto. A fanática torcida puzzleniana, chefiada por Richard Abreu, não acreditava! Claudinho metendo a destra em falta pelo flanco esquerdo. Em Marte!
A troca de lados na quadra seria inevitável no fim do parágrafo seguinte, com o professor Henrique pedindo tempo para organizar quem vencia: o Toiss estava na quinta falta coletiva. Durante a parada, presidente Fogaça indo à arbitragem, acompanhado de Kilsem. Dá-lhe, catimba! Mancini, Léo, Pateta, Alison, Gui e Kauê voltaram fechados. O Puzzle não ficou para trás nas cinco infrações coletivas. Passou a ser uma disputa por quem fazia a sexta falta. Um peso desnecessário para a arbitragem; o início do desgosto que ocorreria na segunda etapa.
Puzzlenianos perdidos! Nem consigo descrever o 4 x 1 anotado por Pateta, desculpem-me! Só que o Puzzle era valente mesmo assim, e passou a se irritar menos! Ainda mais contando com a solidariedade do adversário! Rikelme começou a devolver a esperança à torcida verde preta ao cometer o shootout que Luizinho carregou e jogou no canto direito! 2 x 4!
Bom derretimento no segundo tempo, toissnianos! Quarenta segundos e Wawa arremessando escanteio da esquerda para Claudinho vir na capoeira e desviar de Pr1ma, na primeira trave, pro ângulo esquerdo! 3 x 4! Minuto seguinte e o inverso, com o puzzle 77 aproveitando e dando bom passe à passagem do puzzle 5. Kilsem saiu para salvar o empate! Depois Amaury rolou pro lado para pancada de Joel. Kilsem salvou outra (ok, foi em cima dele)! Foram dois minutos depois que o Toiss mostrou as caras com sapatada de Gui da entrada da área. Jhow fez show!
Alugava a quadra do Toiss o Puzzle. Amaury deixou Caique na saudade com drible seco, mas jogou no canto esquerdo fora! Pateta buscava não mostrar impaciência, mas deu um belo passe (equivocado) para Wawa disparar pela ala direita até ser derrubado. A cobrança foi de lado para Amaury surgir de trás e disparar míssil que chegou a triscar no travessão! Só dava Puzzle! Luizinho descolou jogada pela direita seguido de corner. Batido, o puzzle 10 ajeitou e Joel meteu o bico: bola no pé da trave e depois Kilsem ficou com ela! O Puzzle amassava! Jogada pela direita, Kaique cruzou rasteiro e Luizinho empurrou pra dentro! 4 x 4! Tempo em seguida do professor Henrique porque era puro suco de sufoco que sofria os toissnianos!
Continuaram como donos da razão os puzzelnienses. Kilsem teve de defender uma, perdão pela expressão, pessoa-leitora, “caralhada” de tentativas (as sequências estão no @toissfs no Instagram (Kilsem prometeu)) sobretudo vindas pela direita! O Toiss desapareceu ao abrir três de vantagem, essa era a verdade! Pateta, Gui, Rikelme, Alison e Caique buscavam retomar a calma. Já Claudinho, Kaique, Amaury, Miojo, Ryan e Nonato eram puro coração! Pura poesia por enquanto! Porque em seguida…
Hora da chatice. Pausa longa e medonha. Era o medinho da derrota, de sofrer zoação sadia. Vamos jogar Bronze 26, rapaziada, porque tá tarde inclusive! Tão bem crescidinhos além disso! A partida voltou cadenciada, óbvio, mas logo estaria em movimentação puzzleniana. Ryan não teve paciência e quicou da intermediária. Kilsem encaixou mesmo assim! No minuto seguinte, Kaique até chapelou para mandar na Lua depois de escanteio por ele mesmo conquistado após sambar eternamente e chutar para ótima intervenção de Kilsem! Porém a pressão era absurda! Kaique abriu na direita e Luizinho carimbou a trave! Prenúncio para, em seguida, o 5 x 4 de Kaique!
Degelado, o Toiss foi em busca da igualmente pelo menos. Caique tentou da intermediária, mas sem chance. Depois, Pateta poderia empatar se completasse o cruzamento de Kauê, e Kaique aumentar, em seguida, em passe de Miguel Angelo, mas com chute que parou em Kilsem!
Fim de partida! Vinte e seis no cronômetro com Mancini desfilando pela ala esquerda inteirinha até rolar pra dentro. Pateta empurrou o 5 x 5 pro balaio! De novo uma revolução pela sexta falta! Até o Toiss queria um shootout pra si, mesmo com o adversário ainda não pendurado!?!? Dá-lhe, megafones! Luizinho empurrado depois? O jogo seguiu, mas não teve jeito: o Toiss, que encerra seu trajeto no Grupo A contra a Academia Competition, não sabendo se avança ou volta uma casinha no Jogo da Vida Chuteirense, no sábado, cometeu a Minha Falta, Minha Vida que o presidente Fogaça tanto sonhava! Luizinho carregou e botou por baixo de Kilsem a sexta falta, dando chance de o Puzzle seguir coliderando a chave junto ao GalataSarrei antes de se cruzarem em outro Estádio Chuteira de Ouro, o de número 5! 6 x 5!
Ficha técnica
Puzzle 6 x 5 Toiss – 6ª rodada do Grupo A do XXVI Chuteira de Bronze
Gols: Claudinho (2), Luizinho (3) e Kaique (P); Rikelme (2), Alison e Pateta (2) (T)
Cartões amarelos: Claudinho e Kaique (P); Rikelme, Mancini, Caique e Pateta (T)
Comentários (0)