Dezessete de junho de 2023. Foi essa a longínqua data da última derrota do Puzzle em divisões da Liga Chuteira de Ouro, para o inativo Nuvem Passageira, nas oitavas de final daquela Copa Estrelato 11. Tabu quebrado – e em grande estilo. Mesmo sem nenhum jogador no banco e contando com Kilsem, que é atacante, improvisado na meta, o Toiss se superou o tempo todo e venceu com propriedade! 6 x 3! A esquadra carimba a faixa do Puzzle, campeão do Grupo A, que agora sabe que pode ter uma pedra no sapato na busca pelo caneco.
Apito inicial e os sete guerreiros do Toiss que correriam atrás do melão o tempo inteiro, sem qualquer possibilidade de descansar, eram Alemão, Mickey, Targino, Kilsem, Murillo, Pablo e Rikelme. Do outro lado, o Puzzle, já garantido em primeiro lugar, também estava desfalcado, mas ao menos tinha doze atletas devidamente regularizados para fazer frente aos sete do Toiss.
O melão rolou e Fabinho tentou surpreender em chute do meio da quadra, que pegou na marcação e saiu. A segunda chance também foi do Puzzle, quando Nonato recebeu na ala e finalizou, mas Kilsem só esticou o braço direito e espalmou sem precisar cair. A resposta veio com Targino, que brigou na força pelo meio de quadra, se viu com espaço e arriscou um biquinho, mas a marcação puzzlelista chegou na hora certa para bloquear.
Cinco jogados, escanteio cobrado por Miojo e Fabinho nem precisou sair do chão para abrir o placar de cabeça! Estava mais solitário que um poeta! 1 x 0! No giro seguinte, Miojo tentou ir de garçom a artilheiro e arriscou da ala direita, mas mandou por cima. Na réplica, o Puzzle vacilou na saída e Pablo teve a chance de frente para Caio, mas pegou de canela na bola e desperdiçou! Pablo teve outra chance em cobrança de escanteio, surgiu no primeiro pau e cabeceou, mas errou o alvo.
Apesar de contado, o Toiss conseguia incomodar. Pablo dominou no pivô, girou tranquilamente e finalizou à esquerda do gol, com perigo! Depois, o mesmo Pablo ganhou de Wawa na força e finalizou à queima-roupa, parando em defesa importantíssima de Caio!
De tanto insistir, o Toiss foi recompensado. Após jogada pela esquerda do ataque, a bola sobrou do outro lado para Alemão, que chegou batendo no contrapé de Caio! Tudo igual! 1 x 1! Será que é hoje que os 100% do Puzzle vão para o beleléu? Pablo estava decidido a mostrar que sim. Ele ganhou outra da defesa verde-limão e finalizou, mas Caio pegou! Na jogada seguinte, o defensor Rikelme fez bela jogada individual pelo corredor esquerdo e chutou cruzado, mas Caio operou grande defesa com os pés!
Após tempo solicitado pela galera verde-limão, o Toiss continuou perigoso. Caio precisou sair bem do gol em escanteio cobrado no segundo pau, mas, na resposta, Wawa foi mais perigoso. O puzzle 7 arriscou duas vezes da entrada da área, parando em Kilsem nas duas oportunidades. Depois, em jogada em velocidade, Nathan recebeu nas costas da zaga, mas chutou torto, direto ao paredão! O contra-ataque foi fatal. Rikelme acelerou e serviu Pablo, que finalizou na saída de Caio e correu para o abraço! Olha a zebra! 2 x 1! Por pouco tempo! Em jogada à moda Puzzle, Wawa foi à linha de fundo e tocou para trás, onde Nathan chutou cruzado. Quase na linha do gol, Munoz completou ao fundo das redes! 2 x 2! Tempo imediato solicitado pelo Toiss após o gol sofrido. No retorno do break, Rikelme, que fazia grande partida, clareou a jogada e arriscou de longe, assustando Caio! Foi só falar! Na jogada seguinte, o mesmo Rikelme arriscou de fora da área e contou com um desvio para vencer 16! 3 x 2! Este repórter entende muito do riscado!
Aos 24´, Alemão tentou deixar a vitória ainda mais elástica e soltou um petardo pela ala esquerda. Essa foi na rede pelo lado de fora! Na resposta, Munoz chutou de fora da área no meio do gol. Kilsem quase entregou essa, mas conseguiu a defesa em dois tempos! Ufa! Na sequência, com Mickey na cara do gol, a arbitragem parou o jogo por falta em Wawa. Revolta da galera do Toiss! Poderia ser o quarto gol! Então, o apito soou e já era fato: fim de primeiro tempo com o Puzzle perdendo! Perdendo! Até escrevi duas vezes para ver se eu acredito!
O segundo tempo começou e o Toiss confirmou: está jogando muito! Depois de tentar assustar Caio com uma finalização do meio da quadra, Murillo recebeu na ala direita e atirou cruzado, deixando Caio estático no meio do gol! 4 x 2! A resposta do Puzzle veio em cobrança de falta de Fabinho, que buscou o ângulo direito. Kilsem tentou segurar e a bola escorregou em suas luvas, mas o leve desvio fez essa sair! Se salva o Toiss!
Cinco jogados, Nardi tabelou com Fabinho e mandou o tiro cruzado, defendido com as pernas por Kilsem. Boa defesa! Na sequência, show de Kilsem! Nardi cabeceou livre na segunda trave, o goleirão deu o tapa e depois fez grande defesa na finalização de Nando! Você tem certeza que não é goleiro de ofício? Mas não adiantou muito! Na jogada seguinte, o próprio Nardi recebeu livre na área e fuzilou as redes! 3 x 4! Engrenou! Animado pelo gol, Nardi fez grande jogada pelo meio, controlando a bola no alto, mas vacilou no momento da finalização. Fora!
Oito no relógio, Fabinho fez o pivô e Wawa chegou soltando uma pancada de muito longe. Kilsem voou e tirou com a pontinha dos dedos! DEFESAAAAAAAAAÇA! Ele não é goleiro de ofício mas pega demais! O contragolpe foi perigosíssimo: Alemão escapou em velocidade e tocou na saída de Caio, mas a pelota passou raspando o poste! Ele de novo! O toiss 25 ficou com sobra de cobrança de escanteio, finalizou com desvio na marcação e Caio fez grande defesa em seu próprio campo! Tempo de reação puro!
Já aos 15´, Cacosa tentou deixar tudo igual com um chute da intermediária, mas Kilsem espalmou outra. No contragolpe, o próprio puzzle 13 era o último homem e perdeu a dividida para Rikelme, que saiu de frente para Caio, escolheu o canto e tocou com categoria! Joga MUITO! 5 x 3! Então, enquanto o Puzzle seguia martelando com Nardi, Miojo, Wawa e companhia, Rikelme puxou novo contra-ataque e deixou Murillo com o gol vazio para guardar! 6 x 3!
Em bola mal recuada para Kilsem, Nardi interceptou no meio do caminho e soltou a bomba. Enquanto andava, meio sem querer, o goleirão do Toiss conseguiu fazer a defesa de pé direito! Inacreditável! Hoje é mesmo dia do Toiss! Na réplica, mais uma grande jogada de Rikelme, que foi generoso e serviu Targino. Ele mandou um foguete teleguiado ao ângulo, mas Caio pediu a capa emprestada e voou para espalmar! Defesão! Então, após chance desperdiçada por Marlon, a arbitragem passou a régua em uma vitória merecida do Toiss!
O Puzzle ainda apenas cumpre tabela na última rodada, diante do Base, já que tem a primeira colocação e o acesso à Série Bronze assegurados. Do outro lado, o Toiss joga a vida na rodada derradeira ante o Lampions. Kilsem e companhia precisam vencer e torcer por uma derrota da Academia Competition contra o Basicus para ficar com a segunda colocação do grupo e, assim, ir direto para as quartas de final. A esquadra ainda paga o preço do mau início de campeonato, mas mostra jogo a jogo que pode ser um adversário a altura para o Puzzle na luta pelo título.
Ficha técnica
Puzzle 3 x 6 Toiss – 6ª rodada do Grupo A do XX Chuteira de Aço
Gols: Fabinho, Munoz e Nardi (P); Alemão, Pablo, Rikelme (2) e Murillo (2) (T)
Comentários (0)