Basicus vai com uma carreta-furacão pra cima do Absolutos e fecha o Grupo A na 3ª posição; equipe de Menci e cia. entrou em quadra sem chances matemáticas de terminar na primeira posição, mas desconhecia o fato
Quando contei pra Bolas, depois de o Basicus enfiar 8 x 2 no Absolutos, que o time já entrou em quadra sem ter mais oportunidade de terminar na primeira colocação do Grupo A em razão do w.o. do Esquenta diante do Bicho Solto, a incredulidade da lenda do ex-rosa só não foi maior que as performances individuais de Menci, Robinho, Fernandão, LH etc. e que a qualidade coletiva demonstrada por uma basicada preparada para jogar de igual para igual com qualquer equipe da Bronze 27. A absolutada pouco performou, e, obviamente, se vier a repetir o feito daqui por diante, será eliminado sumariamente logo de cara.
Aparentemente, teríamos um clássico de confrades, pois o Basicus não tinha mais chance de ser líder – um patrocínio antecipado pelo Esquenta, ignorado por Bolas e cia. antes de a peleja ocorrer –, e porque o Absolutos já estava classificado. Então o mesmo Bolas começou lançado, e no lateral conquistado, Lolito (pra mim, porque pra vocês, será Fernandão) se enroscou com a zaga e caiu na área, pedindo um pênalti não marcado, mas o novo rubro manteve o apavoro inicial para, a 1’20’’, a pressão com Robinho no ataque render o 1 x 0 de Menci! A posse do melão nos minutos seguintes foi total de quem abrira o placar. Cauê, Firmino, Rafa Alencar, Cabral, Vina e Marino mal encostavam na esfera, não saindo do ótimo posicionamento tático da basicada, momento em que Menci foi carregando sem importunação por dentro, trazendo um pouco para a direita até soltar o pé cruzado! 2 x 0!
Marino arriscou o primeiro chute absolutista pouco após o minuto cinco, mas logo Bolas, Menci, Juninho, Lolito, Robinho e Pablito (para pessoas imortais, Churras) dominavam as ações, como na jogadaça de Menci por dentro. A zaga absoluta pelo menos tomou e o time foi a contra-ataque para ganhar corner a ser mal batido e daí o trabalho de passes do ex-rosa, para a zaga azul rechaçar, mas se encantar na frente de Menci, que cacetou. Russo realizou boa defesa e depois pagou geral! Depois disso, quem perdia saiu para brincar um pouco com Marino pela ponta direita, mas, adivinhe, pessoa-leitora? Logo o Basicus voltou à carga, com Bolas no pivô para Juninho arrancar escanteio para o time trabalhar, perder o passe, Cauê mandar a resposta, mas travada por Juninho a corner dentro da área!
O Absolutos até tentava competir. Professor Ostini mandou pra quadra Gui e viu contragolpe com Firmino centralizado, abrindo na esquerda para a paulada de Vina. Ramon defendeu o desconto! A produção absolutista melhorava com a entrada de Gui e a equipe controlou mais a posse, ajustando melhor a marcação também. Não era uma época vistosa tecnicamente, porém. A menor intensidade imposta, era pretexto para a porrada de Menci de longe. Russo fez a ponte a corner, batido para o voo de cabeça de Samões por cima do arco! A zaga azul esteve apática na saída, e Barba pressionou para passar para LH anotar 3 x 0 e forçar o break do professor Ostini!
Alvaro, Luiz Miranda, Firmino, Gui, Vini Reis e Vini era a nova formação absolutense, este, com falta pela ponta esquerda, quando Firmino acabou derrubado para jogada ensaiada. Vini Reis com a destra, Vina com a canhota, o primeiro rolou, o segundo passou por trás do artilheiro e cacetou no canto, na rede, lado de fora, contudo! A postura absolutista era melhor, mas Menci tomou atrás e partiu para costurar da esquerda para o centro, assustando pra fora num estágio o qual a absolutada pressionava, então Hur pegou o melão, levou-o pelo costado esquerdo, cortou pra dentro e mandou a porrada à meia-altura esquerda! 1 x 3!
A basicada no comando novamente nos minutos decisivos para a troca de lados na quadra. O time parecia satisfeito, exceto Erick, que se emocionou na frente de Luiz Miranda e cometeu falta para Vini Reis pouco após a linha de meia-quadra. O chute foi na barreira, mas quem perdia, buscava o desconto, e quase veio a puxeta de Luiz Miranda! Tentativa de resposta com LH pela esquerda, mas direta para o Terminal Barra Funda pra, na saída, cometer infração sobre Cabral pela ala direita, que se transformou em tranquilidade para o Basicus em seguida. Ainda mais com os inúmeros erros de passes de quem perdia - com Alvaro passando o rodo em Barba no costado direito. LH chapou o golaço por fora da barreira, de pé direito, no ângulo destro! Russo virou estátua! 4 x 1!
Alvaro bateu palminhas e pediu o Absolutos acordado na etapa final, mas foi Robinho quem mandou uma chapada cruzada no ângulo esquerdo, perto da linha central direita, com Russo a se esticar e dar tapa pra escanteio! Eram Pablito, Lolito, Menci, Juninho, Bolas e Robinho controlando o instante, mas num vacilo, Cabral meteu uma infiltração linda por dentro a um livre Luiz Miranda parar na saída arrojada de Ramon! Resposta rápida com Menci escapando na ala direita e rolando dentro para Pablito, mas Russo saiu arrojado da meta e evitou o quinto! No minuto seguinte, Rafa Alencar achou Luiz Miranda na ala direita, este, com domínio e pancada na trave! A bola seguiu para o contra-ataque do Basicus, terminado na chance com Bolas, rechaçado parcialmente, porque a pressão se manteve até o melão ser rodado atrás, Lolito esticou pra frente e Robinho anotou 5 x 1!
Robinho teve nova oportunidade, mas boa foi a resposta com Hur, assustando Ramon! Porém, era uma pressão monstra, e Pablito recuperou pela esquerda para dar no centro para Juninho concluir 6 x 1! Minuto seguinte com nova recuperação e alcance para Pablito meter rasteiro e cruzado, mas levar menos perigo que sua outra chance vinte segundos depois, no passe de Menci para a porrada da esquerda ficar com Russo – bombardeado dez segundos depois ao rebater chute de Pablito, com o rebote atrás para Menci mandar rasteiro pra área, Bolas deixar passar e a esfera entrar no canto esquerdo! 7 x 1! Na saída, Cauê meteu um balaço e levou perigo! No minuto seguinte, Cabral arriscou da intermediária central, mas Ramon fez a ponte e agarrou com as duas mãos!
Firmino e Alvaro fizeram boa jogada pela ala esquerda, mas a zaga rubra se livrou de novo desconto e depois o ritmo da peleja desacelerou. Menci se mantinha motorzinho, atuando mais à frente da zaga. O jogo ficou tão travado, que o professor Ostini parou tudo pois deveria ter um plano em sua prancheta! Retorno com Firmino cercado por três marcadores, estes, babando para o Basicus voltar a controlar a rodagem, saindo de Lolito para Menci fazer a trama por dentro, e tabelar com LH para empurrar fácil 8 x 1 pra dentro!
Hur cobrou infração da intermediária para Ramon rebater, o Basicus perder a resposta, e Cauê ser ligado na ponta direita, soltando a botina para Ramon socar pra frente com as duas mãos! No minuto seguinte Firmino tomou atrás e carregou para acertar a parede! A leve melhora absolutista, contudo, não tinha muita coordenação. Firmino, o mais lúcido absolutense no match, chamou a responsabilidade pelo meio pelo menos, dando passe infiltrado para Luiz Miranda descolar um pênalti cobrado pelo mesmo Firmino com bela chapada no ângulo direito! 2 x 8! Saída, Basicus sendo pressionado, mas o Absolutos não conseguiu descontar ainda mais!
Russo saiu da casinha, carregou por dentro e soltou o sabugo da meia-cancha. Explodiu no travessão, mas a sobra ficou com a basicada e LH teve oportunidade, com Barba emendando o rebote por cima! Luiz Miranda reclamando do bico de papagaio: é, meu guerreiro absolutos 30, ela (idade) chegará a quem estiver vivo! Porém, a verdade é que o Basicus controlou a reta final para anotar uma sonora goleada no clássico, indo com moral pra pegar o Gbex nas Oitavas de final! O Absolutos, que vai medir forças no mesmo estágio com a sensação Deportivo Roca, teve ainda lateral, Hur dominou e soltou o pé. Ramon espalmou!
Ficha técnica
Absolutos 2 x 8 Basicus – 7ª rodada - final de classificação do Grupo A do XXVII Chuteira de Bronze
Gols: Hur e Firmino (A); Menci (4), LH (2), Robinho e Juninho (B)
Comentários (0)