O Colônia 355 fez um papel honroso na Prata 28. Mesmo cheio de desfalques e com problemas diversos, a equipe conseguiu uma vitória agônica na última rodada da primeira fase e conquistou a classificação para as oitavas de final. Só que deu o azar de pegar logo de cara o Originais, um dos favoritos ao título em plena ascensão. Depois de um primeiro tempo equilibrado, a equipe amarela e branca fez valer o favoritismo, construiu uma goleada impiedosa por 9 x 2 e deu mais um passo na busca pelo título!
Ainda afligido por ausências importantes, principalmente a de Bereshow, o C355 improvisou Xande como goleiro, mas começou o jogo de forma corajosa. Apesar de deixar o adversário controlar a posse de bola, o time aurinegro foi o primeiro a chegar com perigo. Uma troca de passes terminou com Jota passando para Savoia bater de primeira; atento, Kido caiu para espalmar! Logo em seguida, veio a resposta: Kido iniciou contra-ataque lançando para Ronald descolar cruzamento pela direita. Ceará completou dentro da área, a bola passou por Xande e só não entrou porque a zaga tirou em cima da linha!
Tomando a iniciativa, o Originais não mostrava a sintonia de outros compromissos e tinha dificuldade para impor seu ritmo. Mesmo assim, trata-se de uma equipe que, como uma cobra venenosa, está sempre à espreita para dar o ataque fatal. E esse ataque aconteceu aos 5 minutos, quando Ceará tabelou com Liedson, saiu na cara do gol e finalizou. Xande fez a defesa, mas o rebote ficou com o próprio Ceará, que não perdoou! 1 x 0! Porém, o Colônia não se abalou e retribuiu o golpe pouco depois. Jota e Savoia pressionaram a defesa adversária e brigaram pela bola até ela sobrar para Jota finalizar. Kido chegou a tocar nela, em vão! 1 x 1!
Os cervejeiros esquentaram seus motores e partiram de vez ao ataque. Em chegada rápida, Lucas abriu para Ronald bater de canhota e obrigar Xande a espalmar. Na sequência, Ronald dominou pela direita, ajeitou e soltou a bomba no cantinho direito. Xande, de novo, como um goleiro de ofício, caiu e fez boa defesa! Aos 16 minutos, não teve jeito. Lucas recebeu pela direita, pareceu errar na hora do passe, mas emendou um toque de letra para Luisinho. Do jeito que gosta, o camisa 11 abriu espaço e mandou no canto, sem chances! Que golaço! 2 x 1! E o terceiro só não saiu por falta de sorte: Manguinha arriscou de fora da área, a bola pegou na trave e foi para as mãos do goleiro!
Com a insistência que lhe é característica, o Colônia 355 mostrou forças para reagir. Bruninho aproveitou a redonda pingando no corredor central e desferiu um chutaço de peito de pé, direto no ângulo direito! Uma pintura para deixar tudo igual novamente: 2 x 2! O problema é que o adversário mostrou apetite para chegar ao intervalo em vantagem. Isaias aproveitou bola recuperada junto à lateral direita, puxou para o meio e concluiu de chapa para acertar o travessão! Pouco depois, a equipe descolou falta pelo lado direito. Manguinha soltou um foguete que pegou na trave esquerda antes de descansar nas redes! 3 x 2!
O segundo tempo começou travado, com o Originais ainda longe do seu melhor futebol. A máquina foi engatar mesmo a partir dos 4 minutos. Xande errou ao tentar lançamento e entregou para Manguinha, que costurou troca de passes com Isaque e Lucas. A trama terminou com Lucas deixando o próprio Manguinha na boa para estufar as redes! 4 x 2! Logo na sequência, a defesa colonial afastou mal e Lucas entregou para Isaque bater de primeira direto no travessão! A chegada seguinte foi mortal. Com ótima visão de jogo, Liedson descolou passe em profundidade e deixou Manguinha na cara do gol. Aí ficou fácil! O camisa 16 teve calma ao finalizar e completou seu hat-trick! 5 x 2!
Mesmo sabendo que a vaga nas quartas de final já tinha subido no telhado, o C355 manteve a postura honrosa e passou perto de descontar. Savoia recebeu de Jota, bateu firme de fora da área e acertou o travessão! Quase! Do outro lado, a eficiência foi maior. Um contragolpe que começou com desarme no campo de defesa terminou com Isaque dominando pelo lado esquerdo, em plenas condições para acertar o canto direito! Sem chance! 6 x 2!
Quando o jogo chegou à metade final do segundo tempo, os abelhas já pareciam cansados, afinal, tinham se dedicado muito à marcação até então. A equipe usou suas últimas forças para chegar duas vezes ao ataque. Na primeira, Xande passou para Bassa acionar Savoia, que chutou rasteiro na rede, pelo lado de fora. Na sequência, Savoia fez desarme na defesa, tabelou com Bruninho e chegou em condições de descontar, mas não pegou bem na bola e permitiu a Kido defender com o pé!
Depois disso, vimos os atos finais daquele desfile que o Originais tem se acostumado a dar nos últimos jogos da Prata 28. Primeiro, Ronald recebeu pela direita completamente livre e passou para Isaque mandar ao fundo das redes! 7 x 2! Aos 18 minutos, Isaque retribuiu o favor e abriu para Ronald completar no canto esquerdo! 8 x 2! Pouco depois, um contra-ataque terminou com Nickson cruzando rasteiro e Ronald saindo na cara do gol. Ele não perdoou e fechou a goleada! 9 x 2!
Ainda houve tempo para Nicolas arriscar da intermediária. Kido espalmou para o lado direito, onde o esquentado Wasser disputou o rebote com Isaias, fez falta dura e acabou expulso. Um momento desnecessário, pois sua equipe jogou o tempo todo de forma honrada.
Agora, o Colônia 355 vai descansar, sabendo que ao menos está com seu lugar garantido na próxima edição da Prata. Tempo para recuperar seus jogadores e tentar ir mais longe em 2025! Já o Originais confirma sua posição como um dos grandes favoritos ao título, depois de um começo de campeonato claudicante. É compreensível, pois não é fácil se acostumar ao ritmo único da Prata Amada. Agora, com o entrosamento em dia, a esquadra pegará o Cabotagem Vasco, em um dos jogos mais promissores das quartas de final! Que vai ser louco de perder?
Ficha técnica
Originais 9 x 2 Colônia 355 - Oitavas de final do XXVIII Chuteira de Prata
Gols: Manguinha (3), Isaque (2), Ronald (2), Luisinho e Isaias (O); Jota e Bruninho (C355)
Comentários (0)