Base faz sua melhor apresentação, soma seu primeiro triunfo para ter esperança no novo ano, e coloca em xeque a capacidade de o Astúcia levantar a taça da Aço 22
O Astúcia está classificado para a fase final, mas irá sob suspeita disputar o título da Aço 22. Em nenhum momento empolgou diante de um Base diferente, concentrado, e mentalmente preparado para fazer 2 x 1 e alcançar sua primeira vitória no Grupo A. Idemori, Cezinha e Pedote realizando sistema defensivo quase perfeito, Gus indo muito bem na meta basense, além do tradicional incômodo que Spina leva a qualquer time adversário, geraram o resultado a dar esperança para o time do suspenso Bojika de não terminar a fase de classificação na lanterninha.
Bruno (e não André como o chamei publicamente no Planeta da Aço da semana e peço desculpas) Spina deu o pontapé inicial para ele mais Cezinha, Pedote, Idemori, Gui Brom e Rafa receberem a bomba cruzada de Neymarcio da esquerda, depois de corner, que Marquinhos até tentou ser corajoso colocando a cabeça antes do primeiro giro no ponteiro! Eram os irmãos, juntos a PC, Maf, Thito e Bruninho buscando superioridade, mas quem chegou investindo por dentro foi Spina, mas saiu bicudinha fácil ao encaixe de Victor Soares. Foram cinco minutos iniciais não-corridos como tentaram os irmãos Freire Ghisloti para contra-ataque com Idemori ligado na ponta direita e arriscando. Victor Soares não quis saber e jogou o problema pro lado!
O Base performava, deixando os comandados do general Gaê sem saber como proceder, e Idemori ganhou no meio, a bola foi ao ataque e Spina tocou por cobertura, e Gui Brom apenas garantiu o surpreendente 1 x 0 ao lanterna! No minuto seguinte, nova retomada e esticada para o autor do gol dividir com Victor Soares na esquerda, deflagrando a dificuldade demonstrada pelos astuciosos! Cezinha cortando trama entre PC e Neymarcio! Em seguida o Base foi ao ataque com Spina, que sairia na cara de Victor Soares para o fuzilar, mas acabou caçado por Neymarcio! O mesmo Spina chapou de perna direita, cruzado, na junção entre as traves! Resposta com corner pela esquerda para PC arremessar e Bruninho tentar, mas sem chance!
Marquinhos recebeu pela esquerda e descolou escanteio, mostrando que o Astúcia queria sair do marasmo. O problema foi Idemori lançar, em falta, e Spina ou (Delmanto talvez) cabecear. Victor Soares estava atento enquanto o Base manteve a postura tática, tentando inclusive buscar Spina no ataque. Porém, o Astúcia estava mais ligado do que antes, e na mini-blitz, bola para PC arrematar no canto direito, da entrada da área, antes da bronca do comandante Gaê! 1 x 1!
O sol era inclemente nessa altura do primeiro tempo, instante onde o Astúcia pegou um corner, mas a sobra para o chute torto de Bolívia contemplou sua postura pro arremate! Na saída, bola lançada para Spina desviar, Victor Soares quase se enroscar, mas evitar o segundo tento do lanterna e proporcionar ao Astúcia trabalhar o melão até o lançamento para Bruninho tentar o desvio dentro da área, mas o Base se livrou da virada e ainda se esperançava pela quarta falta coletiva dos astuciosos, momento onde Giu tentou o lançamento para o livre Thiago Luccas tentar resvalar, mas Victor Soares foi importante tanto quanto no minuto seguinte o desarme de Pedote na entrada da área baseana!
Apesar da maior posse do melão, o Astúcia ainda sofria diante da postura tática do Base. No ataque, Giu e Fehioki descolaram corner pela esquerda arremessado por Thiago Luccas para o segundo perder boa chance de colocar os basenses na dianteira outra vez antes da troca de lados na quadra! Nada de propostas dos astuciosos, às vezes apavorados em contra-ataques como o de Fehioki estourado nas mãos do mesmo base 15! Acompanhávamos o rasante de Maf que foi por cima e passou próximo à meta de Gus! O plano tático basense de 2-2-2 se transformando em 4-2 proporcionou contragolpe para lateral pela direita à sobra de Giu, mas saiu um balão de São João em sua conclusão! Depois lateral pela esquerda com Thiago Luccas arremessando para Pedote dar o último suspiro da primeira etapa!
O elegante Bojika, suspenso pra rodada, ficaria ao lado dos suplentes para acompanhar o seu Base começar a etapa decisiva com Marquinhos dando o primeiro toque pra um segundo tempo ao qual o Base começou ainda mais assanhado. Spina chapou falta rasteira da intermediária direita, no canto, mas somente a tiro de meta e depois o Astúcia foi tentar trocar passes atrás para atrair lançamento para Marquinhos, mas a zaga basense estava atenta tanto quanto tem juízo no lateral astucioso para a sobra ser de Marquinhos, mas o artilheiro pegou carona na calda do cometa para o céu no rebote! Era o Astúcia buscando manter uma mini-blitz, e apertando para Delmanto quase virar!
Jogo travado, com “tomas lás das cás” sempre rifados pelas duas defensivas! Não era bom jogo neste momento, prova foi a cabeçada de Spina, sozinho dentro da área, pra fora após arremesso lateral de Pedote! Momento de uma parada indevida para PC se despedir do espetáculo, e da última rodada, porque estreava sem saber da regra da correntinha no pescoço! Deem desconto ao menino, Victor Soares e demais astuciosos, porque ele é novo e está começando a aprender as regras do society agora! Com o duelo recomeçado, novo perde e ganha nos ataques mesmo com a vantagem numérica basense. Cezinha, por exemplo, foi gigante, travando chance astuciosa na entrada de sua área! Em seguida, Marquinhos ajeitou no pivô e Maf isolou a oportunidade! Veio então o Base no gingado de Idemori, mas lhe bateram a carteira e Marquinhos avançou sozinho por dentro, mas acabou perdendo a passada e no minuto seguinte, Cezinha deu a resposta ao ser ligado no costado direito, mas o capitão dispensou boa chance!
Neymarcio travado por Cezinha, este, que fazia ótima etapa final! Thiago Luccas depois travou Thito a escanteio, batido por Neymarcio para a zaga afastar à bomba do mesmo astúcia 17 pela direita, com ninguém colocando o pé pro lateral do Astúcia ser cobrado, o time trabalhar a jogada, e Marquinhos receber na entrada do rockandroll para chapar de pé direito. Saiu por pouco! No minuto seguinte, Spina foi acionado na ponta esquerda, mas ficou em Victor Soares, suficiente para a parada solicitada pelo major Gaê!
No cronômetro, restavam dez minutos, e o Astúcia lutava para furar o ótimo sistema defensivo que o Base mostrava! No ataque, Fehioki recebeu no pivô, mas girou e chutou na marcação astuciosa! Época para Neymarcio ser mais ativado, porém o lanterna voltara a possuir poder de irritar os astuciosos, mas quando finalmente teve opção, a rotação astuciosa encontrou Marquinhos pela esquerda, que investiu até soltar a bomba. Gus botou o problema por cima! Resposta, lateral da direita para chegar na cabeça de Fehioki. Victor Soares fez a milagrosa ponte pro lado!
Faltava pouco para o Base conseguir bom resultado, mesmo não ajudando tanto na luta para escapar da rabeira. Mesmo assim, realizou um penúltimo compromisso com a esperança de dias melhores em 2026! Maf lutava pelo Astúcia, que avançou com Thito pela direita e conclusão para Gus salvar parcialmente, e Neymarcio cacetar o rebote em Júpiter tanto quanto trinta segundos depois a recuperação no abafa para a tentativa de Bolívia! Mais do colorado em falta, Neymarcio chapou rasteiro da intermediária canhota, mas Gus defendeu pro lado e continuou a posse vermelha até Thito ficar no base 77! Resposta com ligação direita para Victor Soares sair rachando tudo antes do break da cúpula baseana! Volta com pouco tempo no relógio, Base subindo a marcação, Astúcia no projeto de paciência na entrada da área até Danylo mandar um balão para a saída ser trabalhada, Fineco passar e Idemori anotar 2 x 1! Na saída, Gus pegou a tratativa de Bolivia para Idemori descolar uma quinta falta dos astuciosos! O Base copiou a versão de Robin Hood com Kevin Costner (e não as bombas feitas sobre o personagem na década passada)!
Ficha técnica
Base 2 x 1 Astúcia – 5ª rodada da fase de classificação do Grupo A do XXII Chuteira de Aço
Comentários (0)