Restam apenas três rodadas para acabar a fase de classificação e o jornalismo chuteirense ousou ao preparar aquele balanço sensual sobre o que aprontaram os 12 times até o momento (e o que ainda podem render) – com equipes outrora favoritas podendo sair da jogada antes do prazo
Quando passado o mês do “cão doido”, mede-se a potência de uma equipe numa competição anual. São bons meses a separar a rodada inaugural à derradeira, criando expectativas que geram ansiedades à espera da fase final – aliás, que já começou, mas poucos times sacaram isso, permitindo a formação silenciosa de potenciais futuros monstros (o popular “carrascos”). Como duas esquadras seriam obrigatoriamente eliminadas na primeira fase, o Chuteira Classic 3 se transformou numa caixa de incógnita com a passagem de abril pra cá. Obrigado, times, amamos isso!
Estreantes a darem maior dificuldade para quem entrou como experiente no certame, por exemplo. Também quem está na sua segunda temporada, qualificando-se num nível a deixar o título de 2025 em aberto restando somente três rodadas. Incluindo Ras Time – primeiro finalista da história classicniana – e La Coruja (duas equipes que avançaram de estágio no ano passado), os escretes que se encaminham para a eliminação sumária depois de oito jogos cada, mas que mantêm possibilidades de escrever um plot twist nessa reta final.
Porque são 9 pontos em disputa, e como o Classic 3 não tomou formato como nos anos anteriores (nas primeiras edições os concorrentes acima da média eram poucos), ainda é permitido sonhar com título aos dois, hoje, que ocupam o Z-2. Não entrariam como favoritos caso consigam arrancada espetacular nas rodadas finais, mas mostrariam que os elencos montados podem disputar a taça. Não de igual para igual, talvez, porque o Real Paulista Classic, por exemplo, tem o dobro de gols marcados, e dez tentos a menos sofridos, em relação ao lanterna La Coruja – inclusive com o artilheiro da competição com 10 melões no balaio, Joãozinho. Mesmo assim, vale lembrar que a corujada teve no arqueiro Valtinho seu maior expoente, colocou Gira e Zé Love em Seleção da Rodada, e tem uma única vitória, mas é sobre o All Games (bom candidato ao título).
O Ras Time veio para a temporada com contratações de quilate alto, mas demora até agora para se entrosar. Sua glória solitária foi diante do próprio LC, e a turma de Cipó se lamenta até hoje pelo empate sem gols contra o Cachorro Velho quando teve leve superioridade, e por amargar derrotas indigestas para JP, All Games e Interativo – além do eterno algoz Arouca. A temporada não é boa, mas a camisa do RT compete quando questionada. Pode ser diferencial para enfrentar as pedreiras que terá para decidir seu 2025: Sagrado, Real Madruga e Se7e de Perdizes (não nessa ordem), e ante sagradistas e se7istas, poderão ser confrontos diretos por Play in – Repescagem.
Não precisava, mas agradeço – As derrotas de RT e LC na rodada passada foram bem recebidas por quem ocupa do 3º ao 10º posto. JP e Real Paulista Classic, ao saírem vencedores contra os dois últimos colocados, classificaram-se à fase final levando consigo Soberanos, Real Madruga, Cachorro Velho e Interativo. De fato, foram times homogêneos até agora, definindo jogos importantes que os deixaram confortáveis.
Importante observar que duas equipes estreantes (madruguistas e interativenses) poderão passar as três últimas rodadas administrando pendurados, lesionados, jogadores cujas esposas marcam evento familiar no mesmo dia do jogo etc., juntas a quem elevou o próprio nível em relação às edições anteriores. Dessa turma sossegada, apenas o RPC disputou os Classic 1 e 2, sendo semifinalista em ambos.
Como a terceira edição afunila, o tempo é curto porque também se aproxima o fim do ano, e cada jogador tem seus compromissos familiares e profissionais. A concentração em torno do título, até agora, tem sido mais bem gerenciada por quem está classificado. Números comprovam, e não apenas o da pontuação:
1) cada um dos seis primeiros colocados tem, no mínimo, um destaque individual 2) todos romperam a barreira de vinte tentos a favor 3) somente o Cachorro Velho está negativado no saldo de gols
Eu tento, mas não te entendo – Há também que ser considerado os fatores ‘entrosamento’ e ‘mentalidade’. Eles ajudam a explicar os infortúnios até o momento para Se7e de Perdizes, Arouca, Sagrado, All Games, além dos dois últimos colocados. Com AG e RT, ocorreu a já famosa expressão “trocar o pneu do carro com a corrida em andamento”: a demora para apresentar reforços fez as cúpulas dos dois times pagarem o alto preço de se desdobrar daqui por diante se realmente o caneco está em suas miras. Acabaram perdendo pontos em disputas que, hoje, deixam tranquilos justamente a turma classificada.
Pipo Meireles e companhia terão ainda Cachorro Velho, Soberanos e Interativo (não necessariamente nessa ordem) pelo caminho para tentar confirmar uma vaga onde alguns times mostram inconstâncias sobre querer ou não ficar com alguma delas. Uma reta final complexa por ter adversários, inclusive, que podem eliminar a galera de Valdeco e Piovan antes do tempo. Porém, há possibilidade de fortalecimento por ter rivais de alto nível daqui pra frente.
Já o Se7e de Perdizes parece ter tomado uma decisão. Desgarrou-se um pouco do Z-2 para ficar exclusivo com o Play in – Repescagem. Ainda correu risco diante do Cachorro Velho, mas foram três pontos fundamentais depois de amargar empates aos quais consagrou goleiros adversários. Não vencia desde a segunda rodada, quando derrubou com placar mínimo o Real Madruga. Porém, o 7 só perdeu para o JP dos times classificados à fase final, e será difícil de ele ficar de fora de alguma festinha quando terá para enfrentar ainda Arouca, e RT e LC, entrando como favorito nessas três disputas diretas.
Descartável eu não sou, te garanto – Arouca e Sagrado empataram em um tento na abertura do certame deixando impactos que não ecoaram da forma positiva como se imaginava. Realizaram campanhas abaixo das expectativas, mas puderam respirar ao se distanciarem da zona da exclusão sumária. Suas realidades, há três rodadas do encerramento da fase de grupos, é somar pontos. Isso porque, terão confrontos diretos. Ambos enfrentam o lanterna oficial La Coruja (porque perdeu pro RT), por exemplo. Os sagradistas têm tabela mais sossegada em teoria por também ter o Ras Time como adversário, além do já tranquilo RPC.
O Arouca vai aos enfrentamentos sob suspeita. Tem outro papo reto além do LC: o Se7e de Perdizes, além de um pega gigante ante o Soberanos. Trata-se de dois fortes postulantes ao título tanto quanto o duplamente finalista, mas a diferença deles reside na calmaria da classificação soberana, e porque os se7istas, pelas performances, e por ter de encarar rivais que ocupam o Z-2, poderá administrar a disputa com o aroucão sabendo que pode eliminar um dos candidatos sérios a conquistar nova taça. É uma combinação um pouco distante justamente pelos quatro pontos a separar os arouquistas dos dois últimos colocados, mas plausível matematicamente, e por todo mundo ainda ter chance de passar de fase.
Confira os três últimos adversários (não estão na ordem) de cada time e faça suas apostas de quem vai diretamente às quartas de final, ao Play in – Repescagem, e os dois eliminados na fase de classificação:
JP*: Cachorro Velho, Interativo e Real Madruga
Real Paulista Classic*: Real Madruga, Sagrado e Interativo
Soberanos*: Arouca, All Games e Cachorro Velho
Real Madruga*: JP, Real Paulista Classic e Ras Time
Cachorro Velho*: JP, Soberanos e All Games
Interativo*: Real Paulista Classic, JP e All Games
Se7e de Perdizes: Arouca, Ras Time e La Coruja
Arouca: Soberanos, Se7e de Perdizes e La Coruja
Sagrado: Real Paulista Classic, Ras Time e La Coruja
All Games: Cachorro Velho, Soberanos e Interativo
Ras Time: Se7e de Perdizes, Sagrado e Real Madruga
La Coruja: Arouca, Se7e de Perdizes e Sagrado
(*equipe classificada à fase final)
OS ELEITOS PELA REDAÇÃO NA 8ª RODADA:
O MELHOR E O PIOR DA 8ª RODADA DO CLASSIC 3:
- o melhor
“Rodada perfeita para o Se7e de Perdizes. Flertou com a quarta igualdade no fim do game contra o Cachorro Velho, mas voltou a vencer depois de três meses, valeu-se das derrapadas da concorrência direta, e encaminhou sua classificação à fase final.” (Dodô)
- o pior
“A rodada do dia 21, que terminou pouco após o minuto 30 da sexta-feira: atraso mais do que o normal pro início da primeira disputa, e excesso de "quem não chora dali, não mama daqui” nas três partidas jogadas – a maioria contra a arbitragem (se merecidas ou não, deveriam ser debatidas antes e depois dos confrontos). Pode acreditar, moçada: quem apita, ou documenta o espetáculo, vai acertar e errar, mas também em comum, quer apenas trabalhar em paz, e que a noite termine bem para todo mundo. Tudo na esportiva. Ganhar e perder continua fazendo parte da emoção, sem distinção." (Dodô)
PARA MONARQUIZAR OS PALPITES VIA 9ª RODADA DO CLASSIC 3:
03/SET/25 (QUA) – ESTÁDIO CHUTEIRA DE OURO 14
21h20 – (8º) Arouca x Se7e de Perdizes (7º)
Palpite da Redação: Empate Último confronto: Inédito
Comentários (0)