Todo time tem seu estilo, seja ele ofensivo ou defensivo, ou até mesmo um equilíbrio entre ambos. O que importa é a estratégia de acordo com o elenco disponível. Neste sábado dois estilos distintos estarão se digladiando pela primeira vez em competições do Chuteira: a ofensividade do TáLigado se opõe ao lado defensivo do Primatas. Em termos individuais, podemos citar como exemplo de cada escola a sempre ótima fase de Zaidan - 6 gols em 2 partidas - e o bom momento do goleiro Foguinho - 4 estrelas no MVG e ainda sem sofrer gols.
Atual semifinalista da Série Ouro, o TáLigado é um time que gosta de jogar para frente. Prova disso é o equilíbrio em sua campanha. Tem 4 pontos (empatou com o Camelo na estreia e derrotou o Zenite na última rodada) e com um saldo de 1 gol. Isso porque marcou 9 vezes mas levou 8 em sua rede. Para quem gosta de um estilo assim, a turma de Zaidan e cia. é uma boa pedida às tardes de sábado no Playball.
Já o Primatas é completamente o oposto. Recém-promovido da Prata, onde também foi semifinalista, a macacada tem o terceiro pior ataque da divisão, com apenas 3 gols marcados (ao lado do SPQSF), mas divide a liderança de sua chave com Roletinha, Camelo, Fora de Série e justamente o TL. O segredo? Sua defesa, que não levou gol nas duas partidas realizadas até o momento. Com isso, é o time menos vazado entre as 4 divisões do Chuteira.
O confronto valerá a ponta da tabela, mas também um posicionamento melhor para as pretensões das equipes na temporada – além de alcançar um número expressivo para não ter de lutar por fuga do rebaixamento. “Todos os confrontos do Chuteira são considerados diretos, é um campeonato muito nivelado. Uma prova disso é que fomos semifinalistas no semestre passado, porém nos classificamos em sexto lugar”, lembra Deko, técnico do TáLigado e que foi eleito o melhor em sua função na edição dourada do último semestre. “O Primatas é uma equipe tradicional e temos que os respeitar da mesma maneira que respeitamos todos os outros adversários”, conclui.
Se para Deko o Primatas tem de ser respeitado, o mesmo diz Tieppo sobre seu rival de sábado. “O TáLigado é muito ‘chato’, já vi alguns jogos dele. Os jogadores engrossaram para o adversário”, relembra o camisa 14, autor de um dos gols da vitória da macacada sobre o SPQSF na rodada 2. Tieppo também destaca algumas habilidades do adversário. “São jogadores com muita qualidade, como o Zaidan, por exemplo. Atualmente, logo na primeira rodada dessa Ouro, eles jogaram contra o Camelo, tomaram 1 x 0 e conseguiram virar para 4 x 1
(o jogo terminou empatado em 4 x 4). Isso é um ponto em que precisamos levar em consideração e ficarmos atentos para alcançar nossos objetivos neste semestre”, acredita o folclórico jogador.
Zaidan e Foguinho: destaque de suas equipes nesse início de competição
Respeitos à parte, o torcedor que comparecer à G4 para ver o confronto quer saber como se portarão os times: dentro de suas características ou se fugirão de seus estilos. “O TáLigado se comporta de acordo com o que o jogo oferece. Particularmente – talvez com exceção ao Mulekes e obviamente incluindo o TL –, acho todos os times do Chuteira muito irregulares. Isso torna cada rodada imprevisível e, consequentemente, impossibilita responder qual será o comportamento de cada equipe antes de qualquer confronto”, minimiza Deko.
Para Tieppo, “de todas as equipes que jogam o Chuteira, acredito que uma das defesas mais difíceis a serem furadas é a nossa”. Ou seja, se o TL quiser sair com os 3 pontos, terá de furar uma retranca bem armada e vazar um goleiro especialista sob a trave, Foguinho. “Nesse retorno à divisão, no primeiro jogo, conversamos entre nós e lembramos que nosso diferencial sempre foi tomar poucos gols e jogar no erro do adversário, pois foi assim que fizemos jogos sensacionais e nos levou à final do XX Chuteira de Ouro”, resgata do passado Tieppo.
Se o próximo sábado for tão quente quanto o último dia 16, o torcedor verá o primeiro encontro entre TL e Primatas da história pegar fogo. “Tenho a teoria de que os jogos são resolvidos no intervalo, portanto não posso afirmar qual será o nível de ofensividade do meu time antes de ver quem estará em quadra pelo Primatas e como eles se postarão”, desconfia Deko, que soltou uma notícia quentinha: “ Minha única informação é que teremos dois craques voltando de lesão no banco: Ricardo Juncioni do lado de lá e Deko daqui
(risos)”, prometeu o técnico, que também está inscrito como jogador.
Já a promessa de Tieppo é outra. “O público verá um jogo em que o Primatas fará o seu melhor, marcar com vontade e inteligência, para que, no erro do TáLigado (e isso irá ocorrer, afinal, não cometer erros durante 50 minutos é praticamente impossível) possamos sair com a vitória e mais 3 pontos”, acredita o camisa 14 antes de selar: “Não sei se será um jogo muito atrativo
(risos), mas pode ter certeza que não faltará empenho da macacada”.
Comentários (0)