Vinte equipes largaram em setembro rumo à glória. Foram 100 jogos até chegar à finalíssima, neste sábado na famosa quadra vermelha, a 14. Uma quantidade imensa de gols (788) e uma média espetacular (7,88). Duas equipes com campanhas semelhantes e um DNA ofensivo. Esses são os atrativos da decisão do VIII Chuteira de Aço, que colocará frente a frente Catado e StarFucks, em busca de entrar no hall dos campeões do torneio.
Ambos terminaram a fase de grupos com 19 pontos (6 vitórias, 1 empate e 2 derrotas). O StarFucks terminou na 4ª posição de sua chave, a A, que tinha os favoritos Torce Contra e Abre o Olho, com Maciota's e Voando Baixo correndo por fora, enquanto o Catado foi vice-líder no Grupo B, ficando atrás do Spartacus.
No mata-mata, o time de Poeirinha e Brad Pett teve um jogo a mais em relação ao Catado, que descansou na primeira rodada por ter sido 2º colocado e só acompanhou de camarote quem seria o seu adversário nas quartas. Diante do Ex-trelas, do goleiro Johnny, o alviverde avançou de forma apertada e começou a crescer na competição, quando teve pela frente o favorito Spartacus, vice-campeão do V Chuteira 5. Mas os gregos não foram páreos para Cassio, que deu boas-vindas à defesa vermelha ao marcar 4 dos sete gols e chegar pela primeira vez à semifinal para encarar outro favorito: o Abre o Olho. Na fase seguinte, vitória por 2 x 1, de virada, e um semestre mágico para o alviverde com o acesso e a ida à decisão.
Já o Catado, como dito anteriormente, descansou na primeira rodada e quase caiu nas quartas, quando passou um verdadeiro sufoco contra o Maciota's. Balãotelli decidiu a favor do time preto ao marcar três gols no triunfo por 5 x 4 e, na semifinal, diante do Torce Contra, contribuiu com mais 4 bolas na rede, quando a equipe passou por 6 x 4. Apesar do enorme favoritismo atribuído ao time na 1ª fase, não retribuída com uma campanha de 6v, 1e e 2d, no mata-mata o time mostrou que é de chegada.
Assim, com uma grata surpresa e outro favorito que sabe jogar decisão, o que esperar desta final?
- Defesas não confiáveis: o Catado foi vazado 37 vezes contra 30 do StarFucks. Só para ter uma ideia, o Abre o Olho, semifinalista e eliminado pelo próprio time alviverde, terminou a competição com a melhor defesa: 25 gols.
- DNA ofensivo: a ofensividade do StarFucks é diferente em relação à do Catado. O time verde e branco ataca de forma coletiva. Cassio e Poeirinha são os cérebros da equipe, enquanto Carneiro é a referência no comando de ataque, ganhando todas as divididas pelo alto. Na tábua de artilheiros, Carneiro e Cassio foram responsáveis por 27 dos 59 gols da equipe, quase a metade, e curiosamente, a mesma quantidade marcada por Balãotelli.
Já no Catado, a responsabilidade em mandar a bola na rede fica por conta de Balãotelli e Interior, juntos marcaram 45 dos 63 gols da equipe. Balão é o artilheiro isolado do campeonato e ninguém tirará o status do camisa 10, que levou o troféu no 1º semestre, na I Copa Olé|Chuteira, com 22 gols. Luanzinho e Ron têm a missão de atuar pelos lados e servirem os atacantes.
E qual será a receita para pará-los? Teoricamente não tem por conta das suas defesas. Se o ataque do StarFucks conseguir defender coletivamente da mesma forma que ataca, Balãotelli e Interior terão certo trabalho. Algo complicado impor tal marcação para dois jogadores que desequilibram e desarrumam qualquer defesa.
Para a final, nenhum atleta está suspenso ou lesionado, ambos vão com a força máxima. Será que o Catado fatura o seu segundo título no ano? O “efeito Taurus” vai chegar na Aço com o StarFucks, sendo o 2º time a ser campeão da Aço vindo da repescagem? Quem levará a melhor neste duelo de ataque vs. ataque? Quem fará companhia a Lodetti, Primatas, A.A.A., Nois Que Soma, HidroNG, Raça e Wake 'n' Bake no hall dos campeões? Essas e outras perguntas serão respondidas dentro da quadra, com promessa de uma decisão equilibrada e alucinante.
Comentários (0)