Quem te viu, que te vê, NDT! Após uma fase de grupos longe de brilhantismo, o time se transformou no mata-mata. Depois de aplicar uma sapecada no Lampions, a vítima da vez foi o Vila Monumento – até então invicto na competição. A primeira derrota, no entanto, veio em um momento terrível. Quando não poderia acontecer. Melhor para o NDT. 5 x 3!
Não dá para falar que o Vila não veio preparado para esse jogo. 17 jogadores relacionados e o banco de reserva lotado de opções. Para além disso, a formação inicial mantida com os nomes importantes do time e a dupla que aterrorizou adversários ao longo do semestre – Lescura e Felipe.
O NDT, por sua vez, manteve a base que despachou o Lampions na semana anterior. E com confiança de sobra, Soldado, Mordida, Sylvio, Romer e companhia são perigosos demais. E o time veio com sede de sangue! Com muita movimentação e sem ninguém guardando posição, o NDT confundiu a marcação do Vila e dificultou a vida do adversário. A marcação sob pressão também era algo que incomodava.
E tal estratégia foi recompensada logo cedo. Aos 5 minutos, Soldado antecipou a saída de bola iniciada por Pedrinho, recuperou a posse e finalizou na saída do goleirão! 1 x 0!!!
É, a fase do NDT é mesmo para se estudar. Ao longo da competição, poucas vezes vimos o Vila se enrolando na saída de bola. Algo que é característico deste time, que não rifa a bola. Mas quando a fase é boa, a fase é boa. E assim, o NDT abriu o placar.
Agora, o VM se viu em uma situação de desvantagem. Além do placar, vinha um adversário sedento. Para além disso, o time estava “enferrujado”, após descansar nas oitavas. Algo que é bom, mas que contrasta contra o time recém classificado – como foi neste jogo.
As chances do VM eram esporádicas e não tão periogosas. Em uma chegada, Urbano finalizou de média distância e parou na defesa de Rafael. Minutos depois, Lescura abriu na direita para Godoy, que chutou cruzado; Lescura se esticou no segundo pau, mas não conseguiu alcançar e mandar para as redes.
O NDT ficava menos com a bola, mas também era perigoso quando chegava. Sylvio fez jogada individual e exigiu boa defesa de Pedrinho. O Vila respondeu, levando perigo novamente, quando Felipe completou passe de Lescura e carimbou a trave!
O nível de jogo se mantinha intenso, mas com o tempo acalmou. Até porque ficar no mil por hora todo o primeiro tempo é fisicamente impossível. Fato é que o jogo ter baixado a intensidade foi benéfico ao Vila. Isso porque o time foi achando mais espaços e sem sofrer muito, ou seja, contra um adversário na defensiva.
Até que finalmente, as redes voltaram a balançar. Aos 21 minutos, Paraíba cobrou lateral para a entrada da área e a defesa NDIsta bateu cabeça; a bola foi sobrar nos pés de quem? Dele mesmo, Lescura!! O craque do VM aproveitou a sobra e mandou para as redes!! Sem chances para Rafael! 1 x 1!
Já com o fim do primeiro tempo próximo, o empate já era de se comemorar para o Monumento, que começou sendo sufocado e conseguiu igualar a parada. Mas eles queriam mais! E conseguiram! Aos 24 minutos, Pedrinho lançou em direção ao ataque e achou Felipe. No melhor estilo camisa 9, o artilheiro do Vila fez a parede, segurou e girou o corpo para mandar as redes! Gol clássico de atacante!!! 2 x 1!
De repente, o Vila arrancou uma virada monumental. Depois de um primeiro tempo em que ficou atrás do placar por 20 minutos, foram necessários os último cinco para virar o jogo. E vantagem na bagagem para a etapa complementar.
Para o segundo tempo, era necessário ver como o NDT voltaria. Após sofrer o baque da virada em minutos, o time precisava se manter com a confiança apresentada na etapa inicial. Ainda tinha muito a ser jogado. E o time respondeu. No comecinho do segundo tempo, Leandro já levou perigo em uma jogada individual, que parou na defesa de Pedrinho. Mordida também arriscou, em uma finalização de longa distância, que levou perigo. A persistência do NDT foi recompensada. Aos 7 minutos, Mordida arriscou de longe e bola ficou rebatida; quem aproveitou foi Romer, como um atacante oportunista. Bola nas redes e tudo igual novamente! 2 x 2!!
O NDT igualou tudo e seguiu com o pé no acelerador. A equipe aproveitou que o VM estava desconexo e nas cordas e aproveitou para seguir atacando. Aos 10 minutos, Ricardo cobrou lateral e a bola sobrou na entrada da área para ele, Mordida. Desta vez o chute foi preciso e sem nenhuma chance de defesa para Pedrinho! Bola nas redes e o NDT na frente de novo! 3 x 2!!
Que carne de pescoço se tornou o NDT. Mesmo após sofrer a virada, o time não cedeu em momento nenhum e persistiu até virar o jogo. Para o VM, restava se achar na partida antes que o jogo fosse para o espaço. Apesar de saber disso, era difícil achar um bom momento na partida. A bola pouco chegava na dupla Lescura e Felipe, mas quando chegava ... era com perigo. Após Felipe ajeitar para Lescura, este finalizou com a bola no alto e exigiu uma enorme defesa de Rafael!
O quase empate, no entanto, não transformou o jogo em favor do VM. Isso porque, aos 14 minutos, as redes balançaram novamente. Bola parada e jogada ensaiada. Soldado rolou para o lado e Mordida emendou para o gol do jeito que veio! Mais um lá nas redes!!! 4 x 2!
E com o final de jogo próximo, a vantagem amplificada parecia ser o necessário para o NDT garantir a vaga. Do outro lado, bateu o desespero. O Vila – que já esteve em situações adversas na competição – dessa vez precisava marcar duas vezes para evitar a eliminação, e precisava rapidamente.
Em momentos decisivos, surgem jogadores decisivos. E assim foi em quadra. Aos 19 minutos, Lescura aproveitou um bate e rebate na área para mandar para as redes! 4 x 3! Para colocar fogo no jogo!!!
Mas tal como felicidade de pobre, a esperança do VM durou pouco. O NDT seguia implacável e com um mental simplesmente impenetrável. Aos 22 minutos, Sylvio cobrou lateral para área e achou Soldado a completar para o gol!!! 5 x 3!!!
O Vila lutou até o último momento para voltar ao jogo, mas não teve tempo e forças o suficiente. O NDT manteve a vantagem e venceu! Agora é pensar nas semifinais. Demorou para engrenar? Demorou! Mas o NDT se achou em quadra e se coloca – merecidamente – entre os quatro melhores do time campeonato!
Ficha técnica
NDT 5 x 3 Vila Monumento – Quartas de final do XIX Chuteira Cinco
Gols: Soldado (2), Romer e Mordida (2) (N); Felipe e Lescura (2) (VM)
Comentários (0)